(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho |
TEXTO ÁUREO
“[…] Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a
guardam” (Lc 11.28).
VERDADE PRÁTICA
A autoridade divina da Bíblia deriva de sua origem em Deus,
e isso por si só encerra a suprema autoridade das Escrituras como plena e total
garantia de infalibilidade.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Js 1.8
A Bíblia é o nosso manual de instrução para a vida
Terça — Mc 7.13
O Senhor Jesus chama as Escrituras Sagradas de a Palavra de
Deus
Quarta — Lc 4.4
O poder da Palavra de Deus é capaz de vencer o Diabo
Quinta — Ef 6.17
A Bíblia é chamada de espada do Espírito
Sexta — 2Tm 3.14-17
A Palavra de Deus é divinamente inspirada e apta para nos
ensinar
Sábado — Hb 4.12
A Palavra de Deus é viva e poderosa, capaz de transformar
vidas
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Timóteo 2.14-19; 2
Pedro 1.20,21.
2 Timóteo 2
14 — Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do
Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são
para perversão dos ouvintes.
15 — Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que
não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
16 — Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão
maior impiedade.
17 — E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais
são Himeneu e Fileto;
18 — os quais se desviaram da verdade, dizendo que a
ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
19 — Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este
selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo
aparte-se da iniquidade.
2 Pedro 1
20 — sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da
Escritura é de particular interpretação;
21 — porque a profecia nunca foi produzida por vontade de
homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito
Santo.
HINOS SUGERIDOS
259, 499 e 506 da
Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Demonstrar o nosso
compromisso com a Palavra de Deus.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo os objetivos
específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por
exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.
I. Afirmar a autoridade da Bíblia;
II. Mostrar o zelo pela boa doutrina;
III. Pontuar os cuidados quanto aos modismos.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O compromisso com a Palavra de Deus é uma das nossas maiores
preocupações como Movimento. Para nós, a Bíblia é inspirada e inerrante em toda
sua dimensão e, por isso, é a única regra de fé e prática para vida cristã.
Cremos que toda experiência espiritual genuína não pode contrariar a Palavra de
Deus. A Bíblia é a referência para avalizar toda experiência pessoal e
coletiva. Ela é a bússola que norteia a nossa jornada espiritual. Por meio dela
somos guiados pelo Espírito Santo até o dia em que seremos arrebatados para
estar para sempre com o Senhor. É preciso estar comprometidos integralmente com
ela.
A razão de a Escola Dominical existir é ensinar a Palavra de
Deus a todas as pessoas. Eis, portanto, a mais importante causa para que todos
os agentes dessa escola estejam comprometidos com a Bíblia Sagrada.
ESBOÇO
INTRODUÇÃO
Nós somos apegados à Palavra e buscamos a orientação do
Espírito Santo para nos ajudar na interpretação das Escrituras.
Vamos estudar a relação dos pentecostais clássicos e a
leitura da Bíblia, a maneira como nós observamos as regras gramaticais e o
contexto histórico e literário para compreender melhor o texto sagrado.
PONTO CENTRAL
Amamos a Palavra de Deus e somos comprometidos com ela.
I. A AUTORIDADE DA BÍBLIA
Nós herdamos dos reformadores do século 16 o conhecido Sola
Scriptura , “somente as Escrituras”, um dos cinco pilares da Reforma
Protestante.
1. Sola Scriptura.
2. Nossos fundamentos.
3. Não somos deístas.
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
Somos um povo que cremos na autoridade da Bíblia para nossa
fé e prática.
SUBSÍDIO DIDÁTICO—PEDAGÓGICO
Este tópico apresenta
a autoridade das Escrituras. O comentarista menciona o termo latino Sola
Scriptura, que quer dizer “Somente as Escrituras”. Ao introduzir o presente
tópico, sugerimos que você faça um relato histórico a respeito da importância
do evento histórico que ajudou a estabelecer o princípio da Sola Scriptura: o
movimento da Reforma Protestante com Martinho Lutero. Cuidado com o tempo.
Procure fazer isso no máximo em 10 minutos. Para isso, sugerimos que pesquise a
obra “Deus e o Seu Povo”, editada pela CPAD. Nela há um capítulo todo especial
sobre o esse acontecimento histórico (p.121ss).
A ideia é que você mostre o quanto devemos zelar para não
perder a simplicidade das Escrituras. O contexto do Movimento da Reforma mostra
que quando se perde as raízes do cristianismo apostólico, perde-se também a
credibilidade, a verdadeira espiritualidade e o temor a Deus. E essas raízes
apostólicas encontram-se nas Escrituras Sagradas. O Sola Scriptura é uma
convocação para voltara essas raízes.
II. ZELO PELA DOUTRINA
O zelo pela doutrina tem ligações com a apologética cristã.
Desde muito cedo na história, a igreja percebeu que a Bíblia precisa ser
interpretada para que os crentes conheçam melhor o pensamento bíblico e a
doutrina da igreja. Os credos e as confissões de fé são documentos produzidos
pelas igrejas com esse propósito.
1. Ensino ou instrução.
2. O conteúdo da fé.
3. A nossa confissão de fé e a Bíblia.
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
A nossa confissão de fé não é de autoria particular, pois
expressa o pensamento e a vida da igreja. Esse documento é submetido às
Escrituras e está em conformidade com elas.
SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
“Credo, confissão de fé, regra de fé ou declaração de fé são
interpretações autorizadas das Escrituras Sagradas aceitas e reconhecidas por
uma igreja ou denominação. Todas as igrejas ou denominações no mundo possuem
algum tipo de conjunto de crenças, seja ele escrito ou não, não importando o
nome dado aos ensinos que norteiam a vida da instituição cristã. A Bíblia é a
Palavra de Deus e a única autoridade inerrante para a nossa vida. Não é um
credo, mas, sim, sua fonte primária. Na explicação de Philip Schaff, ‘a Bíblia
revela a verdade em forma popular de vida e fato; o Credo declara a verdade em
forma lógica de doutrina. A Bíblia é para ser crida e obedecida; o Credo é para
ser professado e ensinado’. Em outras palavras, a Bíblia precisa ser
interpretada e compreendida para uma adoração consciente a Deus” (Declaração de
Fé das Assembleias de Deus. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.15).
III. CUIDADO QUANTO AOS MODISMOS
O nosso cuidado com a
doutrina deve ir além do combate aos modismos e servir para defender a nossa fé
das seitas e heresias, refutar os erros que se opõem aos ensinos bíblicos e
persuadir os contradizentes para que eles se convertam ao Evangelho. Devemos
fazer o melhor para Deus.
1. Modismo.
2. “Procura apresentar-te a Deus aprovado”.
3. “… como obreiro que não tem de que se envergonhar”.
4. “… que maneja bem a palavra da verdade”.
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Devemos combater aos modismos, defendendo a nossa fé das
seitas e heresias, refutando os erros contra os ensinos bíblicos e persuadindo
os contradizentes para que se convertam ao Evangelho.
SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
A Bíblia não apresenta modismos, mas verdades atemporais e
eternas, conforme nos mostra da Declaração de Fé das Assembleias de Deus: “São
dois os propósitos das Escrituras Sagradas: revelar o próprio Deus e expressar
a sua vontade à humanidade. Pelo primeiro, dentre outras formas de revelação,
Deus graciosamente revelou a si mesmo pela Palavra: ‘Havendo Deus, antigamente,
falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós
falou-nos, nestes últimos dias, pelo filho’ (Hb 1.1). Pelo segundo propósito,
Deus expressa claramente a sua vontade redentora a todos e a cada um dos seres
humanos sem nenhuma acepção de pessoas, por meio da fé em Jesus Cristo: ‘Porque
nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé como está escrito: Mas o justo viverá
da fé’ (Rm 1.17). Assim sendo, o Senhor Jesus Cristo é o centro das Escrituras.
Ele mesmo disse: ‘São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco:
convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés nos
profetas, e nos Salmos’ (Lc 24.44). Tudo o que precisamos saber sobre Deus e a
nossa redenção está suficientemente revelado em sua Palavra. Ela é o manual de
Deus para toda a humanidade, e suas instruções visam, também, à felicidade
humana e o bem-estar espiritual e social de todos os seres humanos” (Declaração
de Fé das Assembleias de Deus. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2017,
pp.27,28).
CONCLUSÃO
Nós temos compromisso com a Palavra de Deus e cremos que ela
é a única revelação de Deus escrita para a humanidade. Diante disso, fica claro
que nenhuma outra literatura exerce autoridade sobre a nossa vida.
PARA REFLETIR
A respeito de “Comprometidos com a Palavra de Deus”
responda:
O que significa o brado da Reforma de Sola Scriptura para
nós?
O brado de Sola Scriptura significa que a Bíblia é a única
regra de fé e prática para a vida cristã, e é por meio dela que podemos
conhecer a Deus e entender a sua vontade (2Tm 3.14-17).
Como Deus se comunica
conosco atualmente?
Nós cremos que Deus continua a se comunicar com o seu povo
por meios dos dons espirituais (At 2.14-21).
O que significa “e perseveravam na doutrina dos apóstolos”
(At 2.42)?
Que os discípulos permaneciam seguindo o ensino dos
apóstolos.
O que significa “modismo”?
O significado de “modismo” é o que está na moda. Isso se
aplica também no campo teológico. São os ventos de doutrina que vêm e se vão
(Ef 4.14), que tem caráter efêmero, passageiro, “que para nada aproveitam”. Em
outras palavras, são inúteis e inaproveitáveis.
Qual a preocupação do apóstolo Paulo com uso da frase
“maneja bem a palavra da verdade”?
A preocupação de Paulo é com o ensino correto da Palavra de
Deus, com base numa exegese sólida com a aplicação para a edificação espiritual
da igreja.
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
COMPROMETIDOS COM A
PALAVRA DE DEUS
Temos o objetivo de demonstrar o quanto somos comprometidos
com a Palavra de Deus. Ora, a Escola Dominical existe para garantir o ensino
das Escrituras Sagradas a todo crente. Temos essa seriedade com a Bíblia, pois
nela temos nossa regra de fé e prática. Ou seja, cremos e professamos a
autoridade da Bíblia para a vida. Entretanto, não é possível apenas
professarmos a autoridade das Escrituras, mas é preciso amá-la e praticá-la;
lendo-a, estudando-a e aplicando-a a vida.
O saudoso pastor, ensinador e escritor José Apolônio, irmão
do também saudoso teólogo assembleiano Antonio Gilberto, em um artigo publicado
no jornal “Mensageiro da Paz”, de fevereiro de 1963, intitulado “O valor da
palavra escrita”, escreveu: “Cada igreja, cada pastor, todo pai de família deve
tomar mais interesse para que a Palavra de Deus seja lida e conhecida”. Já
naquele período, o saudoso pastor demonstrava preocupação com a quantidade de
crentes no Brasil e sua relação com os que efetivamente preocupavam-se em
conhecer a Bíblia, estudá-la e praticá-la. Não basta apenas falar belas
palavras sobre a Bíblia, mas é preciso conhecê-la de fato. Esse deve ser um
compromisso da igreja, do pastor, do líder de família. Todos devem desejar esse
bom hábito.
Em nossa história, como movimento e denominação, temos
muitos casos de irmãos e irmãs que foram alfabetizados com a Bíblia. Eles
tinham o objetivo claro ao aprender a ler: estudar a Bíblia. Imagine o impacto
que tal atitude teve na formação da personalidade desses irmãos. Ter na Bíblia
todo o fundamento de sua visão de mundo, desde o aprendizado das primeiras
letras, marcaria para sempre suas vidas.
Imagine o que a nossa geração de crentes, com todas as
possibilidades que temos com o advento dos vários recursos educativos e
tecnológicos, seria capaz de promover em nossa nação, se cada crente resolvesse
aplicar todo o seu esforço para aprofundar a sua fé nas Escrituras Sagradas?
Um cristão preparado nas Escrituras Sagradas tem muitas
vantagens. Primeiro, ele se mostra maduro na fé. Segundo, e como consequência,
não é levado por ventos de doutrinas, fantasias e heresias (Ef 4.14). É
impressionante a quantidade de pessoas que se deixam levar por erros que seriam
facilmente rechaçados com um estudo básico e cuidadoso das Sagradas Escrituras.
Aqui, consiste uma das mais nobres missões do professor da Escola Dominical:
estimular a leitura da Bíblia e sua aplicação na vida.
Orientações Ao reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Esequias Soares é pastor da Assembleia de Deus em Jundiaí, SP. Graduado em Letras, com habilitação em Hebraico, pela Universidade de São Paulo, e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, é professor de Hebraico, Grego e Apologia Cristã. Além disso, é comentarista de Lições Bíblicas da Escola Dominical, autor de diversos livros e presidente da Comissão de Apologética Cristã da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil).
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