(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho |
TEXTO ÁUREO
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (At 1.5).
VERDADE PRÁTICA
Ser batizado no Espírito Santo é uma experiência espiritual
perfeitamente distinta da nossa conversão, e para nós, essa é uma verdade
apresentada nas Escrituras.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Lc 24.49
O batismo no Espírito Santo é um revestimento dado aos
crentes
Terça — Jo 1.33
É o Senhor Jesus que batiza no Espírito Santo
Quarta — Mt 3.11
Há uma diferença inconfundível entre o batismo em águas e o
batismo no Espírito Santo
Quinta — At 2.38,39
Uma promessa para todos os crentes em todas as épocas e em
todos os lugares
Sexta — At 10.44-46
As línguas são os sinais físicos e iniciais do batismo no
Espírito Santo
Sábado — 1Co 13.8-10
A manifestação das línguas vai continuar até a vinda de
Cristo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 2.1-13.
1 — Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos
reunidos no mesmo lugar;
2 — e, de repente, veio do céu um som, como de um vento
veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 — E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de
fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 — E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a
falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5 — E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões
religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 — E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava
confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 — E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos
outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?
8 — Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua
em que somos nascidos?
9 — Partos e medos, elamitas e os que habitam na
Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia,
10 — e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a
Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),
11 — e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas
próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12 — E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo
uns para os outros: Que quer isto dizer?
13 — E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
HINOS SUGERIDOS
24, 155 e 387 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar a respeito do Batismo no Espírito Santo como
uma verdade revelada nas Escrituras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o
professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao
tópico I com seus respectivos subtópicos.
I. Conceituar o Batismo no Espírito Santo;
II. Mostrar o propósito do Batismo no Espírito Santo;
III. Destacar o recebimento e a evidência do Batismo no
Espírito Santo.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O Batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta da
salvação. Ele reflete a busca por uma aproximação mais pessoal do crente com
Deus. Por isso, e de modo geral, o movimento pentecostal tem a vocação de fazer
oposição contra uma formalidade intelectual da vida cristã. A maravilhosa
experiência do Espírito capacita o crente a ser eficaz no testemunho do
Evangelho ao mundo, e não por refinamento formal e intelectual, embora este
possa ter um importante papel desde que esteja sob o domínio do Espírito. Quando
a Palavra de Deus é proclamada sob o poder do Espírito, sua veracidade é
confirmada. Assim, é o Espírito que confirma a Palavra, não o formalismo
intelectual e os padrões humanos de convencimento.
Portanto, é preciso desejar essa experiência, comunicá-la e
estimulá-la entre os alunos. Uma vida sob a virtude do Espírito é a vontade de
Deus para a eficácia da evangelização.
ESBOÇO
INTRODUÇÃO
O pentecostalismo é uma reação contra uma estrutura formal e
exageradamente intelectualizada do comportamento cristão. Estudar as Escrituras
não precisa ser sinônimo de formalismo. O propósito fundamental do “batizar no
Espírito Santo” é a busca de uma aproximação de um Deus pessoal e real.
PONTO CENTRAL
O Batismo no Espírito é uma verdade revelada nas Escrituras.
I. O QUE SIGNIFICA “BATISMO NO ESPÍRITO”?
O Novo Testamento nos ensina que a salvação é uma coisa e o
batismo no Espírito é outra. São duas bênçãos espirituais distintas concedidas
por Deus em Cristo.
1. O fenômeno do Pentecostes (vv.2-4).
2. Duas bênçãos distintas.
3. Conceito teológico.
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
O Batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder que
diz respeito à capacitação do crente para pregar o Evangelho e edificar a
igreja.
SUBSÍDIO DIDÁTICO—PEDAGÓGICO
Muitos têm dúvidas quanto à natureza do Batismo no Espírito.
Há os que a confundem com a da salvação. Você pode aproveitar essa oportunidade
para desfazer essa confusão, perguntado a respeito dessa questão.
Ao expor o primeiro tópico, explique que o Batismo no
Espírito Santo não é salvação, pois ele diz respeito à experiência de poder
para o serviço; enquanto a salvação é uma experiência de regeneração e
justificação do pecador.
Todos que foram regenerados, justificados, ou seja, salvos
pela graça de Deus, podem receber o Batismo no Espírito Santo. Essa experiência
aprofunda mais a nossa comunhão com Deus, potencializa o nosso serviço no Reino
e permite caminhar em fervor na vida cristã. Assim, atue em favor de que a sua
classe não confunda Batismo no Espírito Santo com Salvação, pois são
experiências distintas na vida do crente.
II. O PROPÓSITO DO BATISMO NO ESPÍRITO
Considerando que ser batizado no Espírito Santo não é
salvação, e ambas as experiências são coisas distintas, como verdade
pentecostal fundamentada de maneira robusta no Novo Testamento, então, é
necessário saber qual o propósito desse batismo.
1. Finalidade.
2. A capacitação do Espírito.
3. Uma necessidade real e atual.
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
O propósito central do Batismo no Espírito é a capacitação
espiritual para o serviço divino.
SUBSÍDIO PEDAGÓGICO—TEOLÓGICO
Ao finalizar este tópico, pergunte se ser “batizado no
Espírito Santo” é o mesmo que ser “cheio do Espírito”. Ouça as respostas. É
corriqueiro muitos acharem que é a mesma coisa, mas sem atentarem para a
complexidade dessas expressões de acordo com Lucas, em Atos, e Paulo, em
Efésios.
Responda à pergunta mostrando que a expressão “cheio do
Espírito Santo” tem conotações distintas. Em Lucas (Atos), ela revela uma
capacitação para o serviço; em Paulo (Efésios), a questões de caráter, vida
santa. Para fundamentar melhor essa resposta, leve em conta a seguinte
explicação do professor Gutierres Siqueira: “A terminologia ‘cheio do Espírito
Santo’ tem o significado nos escritos de Lucas e de Paulo? Os teólogos
pentecostais respondem que não, pois ser ‘cheio do Espírito Santo’ em Lucas
está relacionado ao serviço e à mordomia cristã, enquanto que ser ‘cheio do
Espírito Santo’ em Paulo está implicitamente ligado a questões de caráter e
santidade. Longe de ser uma contradição, há um verdadeiro complemento, pois
como servir sem o caráter cristão? Como manifestar os traços de Cristo e ainda
permanecer inerte diante do serviço para o Reino de Deus? O que deve ficar
claro na mente dos leitores da Bíblia é que ‘Batismo no Espírito Santo’ pode
ser associado a ‘ser cheio do Espírito’ em Lucas, mas não nas epístolas
paulinas. Sem dúvida, o contexto ministerial de ambos determinou a ênfase
diferenciada” (SIQUEIRA, Gutierres Fernandes. Revestidos de Poder: Uma
Introdução à Teologia Pentecostal. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2018,
p.83).
III. O RECEBIMENTO E A EVIDÊNCIA DO BATISMO NO ESPÍRITO
SANTO
Nem todos os crentes em Jesus são batizados no Espírito
Santo, apesar de a promessa divina ser para todas as pessoas que se convertem
ao Senhor Jesus em todos os lugares e em todas as épocas; mas todas elas têm o
Espírito Santo (Rm 5.5).
1. As “outras línguas”.
2. Função das línguas.
3. Atualidade das línguas.
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
O Batismo no Espírito Santo é para todas as pessoas, e sua
evidência são as línguas.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Falar em Línguas É bom para Você
Dos nove dons espirituais mencionados em 1Coríntios 12.8-10,
somente a um atribui-se a força da edificação pessoal. ‘O que fala língua
estranha edifica-se a si mesmo’ (1Co 14.4). E acrescentou Paulo: ‘Quero que
todos vós faleis línguas estranhas’ (1Co 14.5), e ‘Dou graças ao meu Deus,
porque falo mais línguas do que vós todos’ (1Co 14.18). Certamente não há
autoridade maior que Paulo neste assunto. Ele não poderia ser chamado de
‘teórico’. Seus ensinos vieram de experiências pessoais na escola do Espírito. E
o Espírito dirigiu-o em suas instruções aos coríntios. O termo grego oikodom,
empregado por Paulo e traduzido como ‘edificar’ ou ‘edificação’, significa
formar ou ser formado. A aplicação deste termo ao homem espiritual conduz a
ideia de crescimento e desenvolvimento do espírito. Que belo! O homem que
demonstra evidência de grande crescimento e desenvolvimento espiritual é o
mesmo que testemunha: ‘falo mais línguas do que vós todos’. Neste ponto, há uma
lição para todos nós” (BRANDT, R. L. Falar em Línguas o Maior Dom?:
Pentecostais, falta-nos algo? 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.46).
CONCLUSÃO
O que todo o povo pentecostal precisa saber sobre o tema da
lição? Que ser batizado no Espírito Santo é uma experiência distinta da
conversão e que capacita o cristão para testemunhar de Jesus e ter uma vida
cristã abundante e vitoriosa. Que essa manifestação do Espírito é atual e
concedida a quem a buscar com fé, obediência, humildade e persistência; cujo
sinal físico, visível inicial do recebimento é o falar em línguas.
PARA REFLETIR
A respeito de “O Batismo no Espírito Santo” responda:
Como chegamos à conclusão de que a descida do Espírito no
dia de Pentecostes se refere ao Batismo no Espírito Santo?
Chegamos a essa conclusão também pela explicação do apóstolo
Pedro aos demais apóstolos (At 11.15,16).
Como sabemos que a experiência do batismo no Espírito Santo
é distinta da experiência da conversão?
Sabemos que a experiência de ser batizado no Espírito Santo
é distinta da experiência da conversão porque os discípulos já tinham a vida
eterna e o Espírito mesmo antes do dia de Pentecostes (Lc 10.20; Jo 20.22).
Qual a finalidade do batismo no Espírito Santo?
É a capacitação do Espírito para o serviço divino.
O que são as “outras línguas”?
As “outras línguas”, a glossolalia, são ininteligíveis, e
evidencia externa, física e inicialmente o batismo no Espírito Santo.
Para que serve o dom de línguas?
O dom de línguas, pelo que se vê nos capítulos 12 a 14 de
1Coríntios, está associado à oração pessoal (1Co 14.13-23). Esse dom, sem
dúvida, é muito útil para a oração, as devoções pessoais e o desenvolvimento de
nossa sensibilidade ao Espírito (1Co 14.2).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
O BATISTMO NO ESPÍRITO SANTO
O que é o Batismo no Espírito Santo? Esse é o assunto de
nossa lição para esta semana. Vamos refletir a respeito de seu conceito e
propósito.
CONCEITO
Deve ficar claro para a classe que o Batismo no Espírito
Santo é uma experiência distinta da salvação, o que significa que todo crente
batizado no Espírito Santo é salvo, mas nem todo salvo é batizado no Espírito
Santo.
Como o próprio nome diz na sua expressão, o termo “batizado”
quer dizer “imerso”, “mergulhado” no Espírito Santo. E a terminologia preferida
dos pentecostais. Ou seja, é uma analogia ao batismo em águas, que traz a ideia
de estar imerso na água, debaixo dela. Nesse sentido, conforme nos mostra a
“Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal”, editada pela CPAD, quem é
batizado no Espírito Santo está saturado, envolvido no Espírito de Deus.
Há outras expressões na Bíblia que traduzem essa grandiosa
experiência, sobretudo no livro de Atos, como nos mostra John W. Wyckoff, um
dos autores da obra já mencionada: “Estar cheio do Espírito Santo”, “Receber o
Espírito Santo”, “Ser derramado o Espírito Santo”, “O Espírito Santo caindo
sobre”, “O Espírito Santo vindo sobre”, e outras variações. Todas essas
expressões, para nós, têm o mesmo sentido da experiência registrada em Atos dos
Apóstolos.
PROPÓSITO
O propósito do Batismo no Espírito Santo é muito claro:
capacitação para o serviço na causa de Cristo. Podemos ver isso claramente em
Atos 1.8, como também podemos ver em diversos exemplos do Antigo Testamento, em
que o Espírito vinha sobre uma pessoa e a capacitava para fazer uma obra: o
Espírito sobre Moisés e os setenta anciões (Nm 11.17,25); o Espírito sobre
Gideão, Jefté e Sansão (Jz 6.34; 11.29; 13.25; 14.6,19; 15.14); o Espírito
sobre Saul e seu profetismo como evidência (1Sm 10.1-10; cf. 11.6; 19.23); o
Espírito sobre os mensageiros de Saul (1Sm 19.20); o Espírito sobre Davi quando
este foi ungido rei (1Sm 16.13; 2Sm 23.2).
Todos esses episódios revelavam o modo esporádico que o
Espírito Santo atuava sobre uma pessoa na Antiga Aliança. A grande novidade do
Novo Testamento é que o livro de Atos revela o cumprimento de uma promessa: o
derramamento do Espírito sobre toda a carne (Jl 2.28). Há uma dimensão, não
mais nacional ou de gênero, mas universal: todo homem, mulher, jovem e idoso
podem executar o santo serviço da Igreja de Cristo, isto é, pregar o Evangelho,
e edificar os irmãos, por meio dos diversos dons espirituais.
Orientações Ao reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Esequias Soares é pastor da Assembleia de Deus em Jundiaí, SP. Graduado em Letras, com habilitação em Hebraico, pela Universidade de São Paulo, e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, é professor de Hebraico, Grego e Apologia Cristã. Além disso, é comentarista de Lições Bíblicas da Escola Dominical, autor de diversos livros e presidente da Comissão de Apologética Cristã da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil).
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