(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho |
TEXTO ÁUREO“Se teus filhos pecaram contra ele, também ele os lançou na mão da sua transgressão.” (Jó 4.7,8)
VERDADE PRÁTICA
A existência do sofrimento não quer dizer que haja pecado oculto.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Jó 8.1,2
Até quando falarás tais coisas?
Terça - Jó 8.3,4
Deus perverteria o direito e a justiça?
Quarta - Jó 18.1,2
Como se usam as palavras?
Quinta - Jó 18.3-4
Que tipo de tratamento é devido?
Sexta - Jó 25.1,2
A soberania de Deus
Sábado - Jó 25.3-5
Qual é a condição do homem?
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Jó 8.1-4; Jó 18.1-4; 25.1-6
Jó 8
1 - Então, respondeu Bildade, o suíta, e disse:
2 - Até quando falarás tais coisas, e as razões da tua boca serão qual vento impetuoso?
3 - Porventura, perverteria Deus o direito, e perverteria o Todo-Poderoso a justiça?
4 - Se teus filhos pecaram contra ele, também ele os lançou na mão da sua transgressão.
Jó 18
1 - Então, respondeu Bildade, o suíta, e disse:
2 - Até quando usareis artifícios em vez de palavras? Considerai bem, e, então, falaremos.
3 - Por que somos tratados como animais, e como imundos aos vossos olhos?
4 - Ó tu, que despedaças a tua alma na tua ira, será a terra deixada por tua causa? Remover-se-ão as rochas do seu lugar?
Jó 25
1 - Então, respondeu Bildade, o suíta, e disse:
2 - Com ele estão domínio e temor; ele faz paz nas suas alturas.
3 - Porventura, têm número os seus exércitos? E para quem não se levanta a sua luz?
4 - Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce da mulher?
5 - Olha, até a lua não resplandece, e as estrelas não são puras aos seus olhos.
6 - E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um bicho!
HINOS SUGERIDOS: 255, 256, 539 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Mostrar que nem sempre o sofrimento é consequência de um pecado oculto, como pensava Bildade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Destacar o argumento de Bildade que contrastava o pecado com o caráter santo e reto de Deus;
Explicar a concepção de Bildade que associava o pecado à quebra da moralidade religiosa;
Esclarecer a argumentação de Bildade que contrapunha a pequenez humana com a grandeza de Deus.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Deus é reto e justo. Ele é santo. Nesta lição veremos a contraposição que Bildade faz do caráter de Deus com o pecado humano. Logo, se Deus é santo e justo Ele não compactua com o pecado oculto de uma pessoa. Essa é uma doutrina correta. A constatamos ao longo de toda a Escritura. Entretanto, a acusação de pecado oculto se aplicaria a Jó? O livro deixa claro que não. O problema de Jó não era o pecado oculto. Embora seu amigo Bildade o acusasse, ele estava certo de que não havia nada a esconder. O diálogo de Jó e Bildade deve nos levar a seguinte reflexão: os problemas que se abatem na vida dos servos de Deus quase sempre não podem ser explicados de forma simplista.
INTRODUÇÃO
Nesta aula, estudaremos sobre a teologia do segundo amigo de Jó, Bildade. Veremos que ela apresenta o caráter justo e reto de Deus em contraposição ao suposto pecado oculto de Jó. Estudaremos também a defesa de Bildade por uma moralidade rígida, fundamentada em meros preceitos religiosos, sem, contudo, guiar-se por princípios espirituais. E, finalmente, analisaremos a ideia de que, segundo Bildade, Deus é um ser muito distante e que, devido a sua onipotência e grandeza, está muito longe do mortal. Ele, portanto, é inacessível. Ao longo de cada argumento de Bildade, veremos a contraposição de Jó.
PONTO CENTRAL
Quando há sofrimento não se quer dizer que há pecado oculto.
I – O PECADO EM CONTRASTE COM O CARÁTER JUSTO E SANTO DE DEUS
1. Deus é justo e reto.
2. Uma compreensão limitada da natureza de Deus.
3. A imperfeição humana.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Deus é justo e reto; o ser humano é imperfeito
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Para explicar melhor este primeiro tópico, é importante que você faça uma reflexão doutrinária acerca da justiça de Deus e da imperfeição do ser humano. São duas áreas teológicas que estudamos nas disciplinas de Teologia (estudo de Deus) e Antropologia Bíblica (estudo do homem). Dominar esses dois temas é muito importante para desenvolver o presente tópico com segurança. Para auxiliá-lo nessa tarefa sugerimos duas boas obras editadas pela CPAD: Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal, organizada por Stanley Horton; Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé, de Stanley Horton e William W. Menzies.
II – O PECADO VISTO COMO QUEBRA DA MORALIDADE TRADICIONAL
1. Moralismo por tradição.
2. A subversão da ordem moral.
3. Contemplando a cruz.
SÍNTESE DO TÓPICO II
Não se pode admitir a subversão da ordem moral, mas Jó estava certo de que não havia subvertido nada.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Neste capítulo [18], Bildade disfere um segundo ataque contra Jó. No seu primeiro discurso (Jó 8), ele lhe tinha dado encorajamento para ter esperança de que tudo lhe sairia bem. Mas aqui não há uma palavra sequer sobre isto; ele ficou mais irritante, e está tão longe de ser convencido pelos argumentos de Jó que está ainda mais exasperado. I. Ele reprova Jó de maneira contundente, como sendo arrogante e inflamado, e obstinado na sua opinião (vv.1-4). II. Ele detalha a doutrina que tinha apresentado antes, a respeito da miséria dos ímpios e a ruína que os acompanha (vv.5-21). Aqui, ele parece, o tempo todo, se fixar nas queixas de Jó sobre a infeliz condição em que se encontrava, de que ele estava nas trevas, confuso, preso, aterrorizado, e apressando-se para deixar o mundo. ‘Esta’, diz Bildade, ‘é a condição de um homem ímpio; e, portanto, és um deles’. [...] Aqui Bildade dispara suas flechas, e também suas palavras amargas, contra o pobre Jó, sem pensar que, embora ele (Bildade) fosse um homem sábio e bom, neste caso estava servindo os desígnios de Satanás, contribuindo para a aflição de Jó” (HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Antigo Testamento: Jó a Cantares de Salomão. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.92).
III – O PECADO EM CONTRASTE COM A MAJESTADE DE DEUS
1. A grandeza de Deus.
2. Onipotente, mas não ausente.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Bildade defende a majestade de Deus, mas reforça o distanciamento dEle do ser humano.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Deus é Exaltado e o Homem é Abatido [25] (vv.1-6). Bildade deve ser elogiado aqui, por dois motivos: 1. Por não mais falar sobre o assunto sobre o qual ele e Jó divergiam. Talvez ele começasse a pensar que Jó estava certo, e então era justo não dizer mais nada sobre isto, como alguém que disputava pela verdade, ficaria satisfeito em ceder a vitória; ou, se ainda se julgasse certo, ainda assim sabia quando já tinha dito o suficiente, e não discutiria incessantemente pela última palavra. Talvez, na verdade, uma razão pela qual ele e os demais deixaram diminuir este debate foi o fato de que percebiam que Jó e eles mesmos não divergiam tanto em opinião como pensavam: eles reconheceram que os ímpios podiam prosperar por algum tempo, e Jó reconheceu que eles seriam destruídos, no final; quão pequena, então, era a diferença! Se os contendores entendessem melhor, uns aos outros, talvez se encontrassem mais próximos uns dos outros, do que imaginavam.
Por falar tão bem sobre o assunto em que ele e Jó estavam de acordo. Se tivéssemos os nossos corações cheios de pensamentos respeitosos e reverentes sobre Deus e pensamentos humildades sobre nós mesmos, não seríamos tão propensos como somos a contender por questões de duvidosa controvérsia, que são assuntos intricados ou insignificantes” (HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Antigo Testamento: Jó a Cantares de Salomão. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.125).
CONCLUSÃO
Nesta lição vimos que o debate entre Bildade e Jó assume alguns contornos teológicos muito relevantes. Bildade faz três discursos teológicos e em cada um deles põe em destaque a sua crença. Ele não crê na inocência de Jó e, por isso, atribui o seu sofrimento à existência do pecado. Assim, ele orienta Jó a viver segundo os ditames da tradição e, como consequência, o empurra para um moralismo de natureza apenas religiosa. Por último, quando quer exaltar a grandeza de Deus a qualquer custo, acaba por criar um abismo intransponível entre o Criador e a criatura.
VOCABULÁRIO
Deísmo: Doutrina que considera a razão como a única via capaz de nos assegurar da existência de Deus, rejeitando, para tal fim, o ensinamento ou a prática de qualquer religião organizada.
Moralismo: Doutrina ou comportamento filosófico ou religioso que elege a moral como valor universal, em detrimento de outros valores existentes.
PARA REFLETIR
A respeito de “A Teologia de Bildade: Se Há Sofrimento, Há pecado oculto?”, responda:
• Como a teologia de Bildade pode ser classificada?
A teologia de Bildade pode ser classificada em duas esferas: a dos maus e a dos bons.
• O que Deus já havia testemunhado de Jó?
Deus já havia testemunhado acerca da integridade e da justiça de Jó.
• Para Bildade, por que desgraças se abateram sobre Jó?
Para ele as desgraças sofridas por Jó ocorreram por causa da quebra da moralidade estabelecida.
• Segundo a lição, qual o significado da palavra “redentor”?
A palavra “redentor” traduz o hebraico goel e significa alguém que defendia um familiar quando este não podia fazer sua própria defesa.
• Como Deus deve ser visto conforme as Escrituras?
Deus não deve ser visto apenas em sua força, mas, sobretudo, por seu amor. Ele nunca exaltou seu poder e grandeza acima do seu amor. Ele não disciplina simplesmente porque é grande, forte e soberano, mas porque ama.
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José Gonçalves. É pastor em Água Branca, Piauí, graduado em Teologia pelo Seminário Batista de Teresina e em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí. Ensinou grego, hebraico e teologia sistemática na Faculdade Evangélica do Piauí. É comentarista de Lições Bíblicas da Escola Dominical da CPAD e autor de diversos livros.
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