Lição 4 - O Drama de Jó (4 Tri. 2020)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho


TEXTO ÁUREO 
“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR.” (Jó 2.21) 

VERDADE PRÁTICA 
A despeito das grandes provações que se abatem em nossa vida, à luz do exemplo de Jó, devemos permanecer fiel ao Senhor. 
  
LEITURA DIÁRIA 
Segunda - Jó 1.13-15 
A tragédia se abateu sobre Jó - Primeiro anúncio 
Terça - Jó 1.16 
A tragédia se abateu sobre Jó - Segundo anúncio 
Quarta - Jó 1.17 
A tragédia se abateu sobre Jó - Terceiro anúncio 
Quinta - Jó 1.18,19 
A tragédia sobre a família de Jó - Quarto anúncio 
Sexta - Jó 1.20-22 
Primeira reação de Jó diante da tragédia 
Sábado - Jó 2.6-8 
Satanás e a saúde de Jó 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 
Jó 1.13-22; 2.6-8 

Jó 1 
13 - E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão primogênito, 
14 - que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; 
15 - e eis que deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e eu somente escapei, para te trazer a nova. 
16 - Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei, para te trazer a nova. 
17- Estando ainda este falando, veio outro e disse: Ordenando os caldeus três bandos, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e só eu escapei, para te trazer a nova. 
18- Estando ainda este falando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, 
19 - eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova. 
20 - Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou, 
21 - e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR. 
22- Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. 
  
Jó 2 
6 - E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; poupa, porém, a sua vida. 
7 - Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. 8 E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza. 
8 - E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza. 

HINOS SUGERIDOS: 153, 342, 440 da Harpa Cristã 

OBJETIVO GERAL 
Mostrar que Jó manteve sua fidelidade a Deus. 
  
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos. 

Revelar de que forma as tragédias que se abateram sobre Jó atingiram seus bens; 
Explicar de que forma Jó teve sua família destroçada pelos ventos; 
Demonstrar de que forma Jó teve sua saúde física e mental abalada. 

INTERAGINDO COM O PROFESSOR 
Nesta lição veremos a calamidade que se abateu sobre a vida de Jó. A partir desse drama temos a oportunidade de refletir a respeito do sofrimento e o modelo de comportamento que o cristão deve ter para a própria vida diante das adversidades. A realidade de Jó, muitas vezes, pode tornar-se um espelho na vida de muitos cristãos. O que nos deve levar a reagir conforme o que o Senhor Jesus ensinou aos seus discípulos. Em nenhum momento nosso Senhor negou que teríamos sofrimento na vida. Nesse aspecto, a grande diferença entre quem tem confiança em Cristo está na forma que se passa pelo caminho do sofrimento. Assim, Jó é um grande exemplo de fé e paciência para os cristãos. 

INTRODUÇÃO 
A provação de Jó fez com que sua vida se tornasse um verdadeiro drama. Nem mesmo os mais aclamados cineastas seriam capazes de dramatizar algo semelhante. Da condição de homem mais rico e admirado do Oriente, ele tornou-se, não apenas um pobre moribundo, mas, na visão de seus amigos, “um pecador revoltado e arrogante”. 
  
De uma vida abastada, piedosa e fraternalmente estruturada, Jó mergulhou em um mar de calamidades. De repente tudo se desmoronou. Os rebanhos foram roubados e dizimados; os empregados foram assassinados e, outros, mortos em desastres aparentemente naturais; os filhos, seu bem mais precioso, morreram. Cenas difíceis de esquecer! Refletir sobre como Jó reagiu a tudo isso é o objetivo dessa lição. 

PONTO CENTRAL 
O sofrimento se abate sobre o justo. 

I – TRAGÉDIA DE NATUREZA ECONÔMICA 
  
1. O sucesso na esfera comercial. 
  
2. O sucesso na esfera do campo. 
  
3. O ataque do Diabo na esfera comercial. 
  
4. O ataque do Diabo na esfera do campo. 

  
SÍNTESE DO TÓPICO I 
A tragédia de natureza econômica atingiu Jó tanto na esfera comercial quanto na esfera do campo. 

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO 
Como introdução a esta lição, sugerimos que você faça um breve resumo para a classe a respeito dos aspectos gerais do sofrimento de Jó, como o físico, social, emocional e espiritual. Para isso considere este pequeno fragmento textual: “O sofrimento de Jó era multifacetado. Era físico, social, emocional e espiritual. Estava em dor e tormento (13.25; 16.6; 30.17) e tinha grandes dificuldades (’amal, ‘tristeza’, ‘desgraça’, 3.10; palavra também usada em 4.8; 5.6,7; 11.16; 15.35). No âmbito físico, teve insônia (7.4), perdera peso (16.8), ficou com os olhos vermelhos e olheiras profundas (v.16), emagreceu (17.7; 19.20), tinha calafrios (21.6), dores nos ossos (30.17), a pele enegrecera e descascara (vv.28,30), tinha febre (v.30) e furúnculos que coçavam (2.7). Socialmente, as pessoas o rejeitavam. Zombavam e escarneciam (12.4; 16.10; 17.2,6), e até as crianças debochavam dele (30.1,9-11). Por isso, não tinha alegria (9.25; 30.31). Na sua angústia e amargura (7.11; 10.1), sentia que estava na escuridão (19.8; 30.26) e em desespero (6.14,20). Todos os amigos e parentes o abandonaram (19.17-29). Diante de Deus, Jó estava espiritualmente sem esperança (14.13; 19.10). Deus estava parado e aparentemente desinteressado em Jó (19.7; 30.20), embora o sofredor clamasse por ajuda (30.24,28)” (ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.300). 
  
II – TRAGÉDIA DE NATUREZA FAMILIAR 

1. Filhos. 
  
2. Esposa. 
  
3. O fato. 

  
SÍNTESE DO TÓPICO II 
Jó perdeu dez filhos em um só dia e sua esposa instou-lhe a abandonar a fé em Deus. 
  
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO 
“Seus bens mais queridos e mais valiosos era os seus dez filhos; e, para concluir a tragédia, uma notícia lhe foi trazida ao mesmo tempo de que eles estavam mortos e enterrados em meio às ruínas da casa na qual festejavam, junto com todos os criados que os serviam, exceto um que veio rapidamente com essa notícia (vv.18,19). Esta foi a maior das perdas de Jó, e que o atingiu mais de perto; e por isso o Diabo a reservou para o final, para que se outras contrariedades falhassem, esta pudesse fazê-lo amaldiçoar a Deus. Nossos filhos são partes de nós mesmos; é muito difícil separar-nos deles, e isso fere um bom homem de maneira mais profunda possível. Mas separar-se de todos eles de uma vez, e o fato de estarem todos mortos, sim, aqueles que haviam sido por tantos anos a sua preocupação e a sua esperança, era algo que o atingia realmente no âmago do seu ser” (HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Antigo Testamento: Jó a Cantares de Salomão. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.10). 
  
III – TRAGÉDIA DE NATUREZA FÍSICA E PSICOLÓGICA 
  
1. O Diabo toca na saúde de Jó. 
  
2. Saúde física. 
  
3. Saúde mental. 


SÍNTESE DO TÓPICO III 
Além de perder bens e familiares, a tragédia atingiu a saúde física e mental de Jó. 
  
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO 
“[...] Foi o patriarca constrangido a suportar as dores mais terríveis e os piores desconfortos a que um ser humano jamais fora submetido. Entretanto, reteve a sua integridade. Muitos são os servos de Deus que estão a sofrer as mais terríveis enfermidades. Uns, à semelhança de Ezequias, enfrentam um tumor maligno que, pouco a pouco, vão lhes consumindo as forças e o que lhes resta das humanas feições. Outros, como o Lázaro da história narrada pelo Senhor Jesus, jazem cobertos de uma chaga que os tornam repulsivos, embora espiritualmente sejam os mais puros dos homens. Outros, ainda, tal como o jovem pastor Timóteo, veem-se às voltas com uma doença no estômago que os fustiga com fortes ânsias” (ANDRADE, Claudionor de. Jó: O Problema do Sofrimento do Justo e o seu Propósito. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p.85). 

CONCLUSÃO 
Nesta lição vimos o drama de Jó, que foi provado de uma forma dura no seu trabalho, família e saúde. Somente um homem com uma fé inabalável mantém sua lucidez diante de tantas catástrofes. Somente o Senhor pode manter o fiel de pé diante de calamidades dessa natureza. O Diabo chegou ao ponto máximo de pressão contra Jó, mas não conseguiu executar o seu intento. O patriarca permaneceu de pé diante da provação. 

VOCABULÁRIO 
Eufemismo: Palavra, locução ou acepção mais agradável, de que se lança mão para suavizar ou minimizar o peso literal de outra palavra. 
  
PARA REFLETIR 
A respeito de “O Drama de Jó”, responda: 
  
• Como eram medidas a riqueza e prosperidade de Jó? 
Eram medidas pela grande quantidade de animais e servos a serviço de Jó. 

• Qual era o principal negócio de Jó? 
A atividade do campo era, sem dúvida, o principal negócio de Jó. 

• Jó perdeu quantos filhos em um só dia? 
Dez filhos. 

• Após tocar nos bens e na família de Jó, em qual área o Diabo tem permissão para tocar? 
O Adversário tem a permissão divina para tocar na saúde de Jó. 

• Segundo a lição, qual sofrimento Jó experimentou além do físico? 
Não há dúvida, que além do sofrimento físico, Jó também experimentou o sofrimento psicológico. 

Por: José Gonçalves
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Aviso:
Todos os direitos reservados à Editora CPAD.
Não possuimos e não divulgamos qualquer exemplar da revista completa em PDF neste site.
A quem desejar adquirir a lição completa, encorajamos que adquira pelos canais de atendimento oficiais da Editora CPAD:

Site CPAD: https://bit.ly/3chys8F
Whatsapp: (21) 96471-4716
Ou pelo: 0800-021-7373 (ligação gratuita de 2ª a 6ª das 8 às 17h)


DOWNLOAD SLIDES
José Gonçalves

José Gonçalves

José Gonçalves. É pastor em Água Branca, Piauí, graduado em Teologia pelo Seminário Batista de Teresina e em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí. Ensinou grego, hebraico e teologia sistemática na Faculdade Evangélica do Piauí. É comentarista de Lições Bíblicas da Escola Dominical da CPAD e autor de diversos livros.