(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho |
Texto Áureo"Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso." (Tg 5.11)
Verdade Prática
O livro de Jó não é apenas uma preciosidade da literatura universal, mas, sobretudo, uma poderosa reposta de Deus para as grandes questões da vida.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Tm 3.16: Toda a Escritura é inspirada para a instrução
Terça -Tg 5.11: Quem persevera na fé é bem-aventurado em Deus
Quarta - Ez 14.14-20: Deus tem compromisso com os justos
Quinta - Jr 20.14-18: Deus não tem compromisso com os injustos
Sexta - Sl 8.4: Deus contempla o ser humano, embora este seja finito e frágil
Sábado - Is 59.4: A realidade da injustiça e da iniquidade na Terra
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Timóteo 3.16; Ezequiel 14.14,19,20; Tiago 5.11.
OBJETIVO GERAL
Mostrar que o Livro de Jó é uma poesia inspirada que retrata o dilema vivido por uma pessoa histórica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Mostrar que, a partir das evidências internas do livro, é possível conhecer o contexto no qual Jó viveu;
II. Especificar o gênero literário e de que forma esse conhecimento ajuda na compreensão do Livro de Jó;
III. Identificar o propósito e a mensagem do Livro de Jó.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Há coisas que acontecem na vida do crente que, inevitavelmente, leva-o afazer perguntas que traduzem a angústia da alma: Se Deus é justo e amoroso porque permite que um justo sofra tanto? Perguntas como esta podem ser consideradas o pano de fundo do livro que estudaremos neste trimestre: Jó. Nosso objetivo é compreender o que o livro diz a respeito do assunto, as respostas humanas dadas ao sofrimento e, finalmente, a resposta de Deus a Jó e seus amigos.
Para comentar o tema desse trimestre, contaremos com o pastor José Gonçalves. Ele é escritor, conferencista, membro da Comissão de Apologética da CGADB e líder da Assembleia de Deus em Água Branca - PI (confira o minicurriculo ao fim do estudo).
Introdução
Neste trimestre estudaremos o Livro de Jó, uma das obras mais fascinantes da Bíblia. Não há em toda Literatura bíblica outra obra semelhante. Diferente na sua estrutura, no estilo e, sobretudo, no conteúdo, o Livro de Jó demonstra a grandeza de Deus diante da finitude humana. É, portanto, uma obra que alimenta a nossa esperança quando tudo mais parece ter perdido o sentido.
Ponto central
O Livro de Jó é uma poderosa resposta de Deus para grandes questões da vida.
I. AUTORIA, LOCAL E DATA DO LIVRO DE JÓ
1. O autor de Jó.
2. A pessoa histórica de Jó.
3. A terra de Jó.
4. A época de Jó.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A autoria do Livro de Jó é desconhecida, mas sua autenticidade é comprovada, bem como a realidade histórica da terra de Uz no período patriarcal.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
"Jó é um dos livros sapienciais e poéticos do AT; 'sapiencial', porque trata profundamente de relevantes assuntos universais da humanidade; 'poético', porque a quase totalidade do livro está elaborada em estilo poético. Sua poesia, todavia, tem por base um personagem histórico e real (ver Ez 14.14,20) e um evento histórico e real (ver Tg 5.11). Os fatos do livro se desenrolam na 'terra de Uz' (1.1), que posteriormente veio a ser o território de Edom, localizado a sudeste do Mar Morto, ou norte da Arábia (cf. Lm 4.21). Assim sendo, o contexto histórico de Jó é mais árabe do que judaico.
[...] Se não foi o próprio Jó, o escritor deve ter obtido informações detalhadas, escritas ou orais, oriundas daqueles dias, as quais ele utilizou sob o impulso da inspiração divina para escrever o livro na feição em que o temos. Certas partes do livro vieram evidentemente da revelação direta de Deus (e.g. 1.1-2.10)" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.767).
II - ESTRUTURA LITERÁRIA DO LIVRO DE JÓ
1. Prosa e poesia.
2. Organização.
3. Abundância de figuras de linguagens.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O livro apresenta uma estrutura Literária de prosa-poesia-prosa. Há também uso de metáforas e paralelismos.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Neste tópico, após expor o assunto, apresente o esboço do Livro de Jó. É importante para o aluno ter contato com a visão estrutural de todo o livro. Nesse sentido, sugerimos que reproduza o seguinte esquema:
LIVRO DE JÓ
I - Prólogo: A Crise 1.1-2.13
II - Diálogos entre Jó e Seus Amigos (Elifaz, Bildade e Zofar): A Busca de Resposta Humanista 3.1-31.40
III - Discursos de Eliú: O Começo do Entendimento 32.1-37.24
IV - O Senhor Responde a Jó Diretamente 38.1-42.6
V - Epílogo: Desfecho da Prova 42.7-17
III - NATUREZA E MENSAGEM DO LIVRO DE JÓ
1. Por que os justos sofrem?
2. Existe bondade desinteressada?
3. Pode o homem compreender Deus?
SÍNTESE DO TÓPICO III
A principal questão do Livro de Jó é o sofrimento do inocente. O livro mostra como Jó se comporta diante da prova.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
"Sete características principais assinalam o livro de Jó.
(1) Jó, um habitante do norte da Arábia, foi um não israelita justo e temente a Deus [...] (1.1).
(2) Este Livro é o mais profundo que existe sobre o mistério do sofrimento do justo.
(3) Revela uma dinâmica importante, presente em toda prova severa dos santos: enquanto Satanás procura destruir a fé dos santos, Deus está operando para depurá-la e aprofundá-la. A perseverança de Jó na sua fé permitiu que o propósito de Deus prevalecesse sobre a expectativa de Satanás (cf. Tg 5.11).
(4) O livro é de valor inestimável pela revelação bíblica que contém sobre assuntos-chaves tais como: Deus, a raça humana, a criação de Satanás, o pecado, o sofrimento, a justiça, o arrependimento e a fé.
(5) Boa parte do livro ocupa-se da avaliação teológica errônea no Livro talvez indique tratar-se de um erro comum entre o povo de Deus; erro este que exige correção.
(6) O papel de Satanás como "adversário" dos justos, o livro de Jó o demonstra mais do que em qualquer outro livro do AT. Entre as dezenove referências nominais a Satanás no AT, quatorze ocorrem em Jó.
(7) Jó demonstra com toda clareza o princípio bíblico de que os crentes são transformados pela revelação, e não pela informação (42.5,6)" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.768).
CONCLUSÃO
Nesta lição apresentamos algumas informações básicas sobre o contexto histórico e literário de Jó. Quanto ao seu gênero o livro é de natureza poética. Isso é importante para a compreensão da própria estrutura como o livro foi organizado. Vimos que o livro apresenta princípios teológicos que transcendem o espaço e o tempo. Esses princípios são para todas as épocas e culturas. O que é demonstrado é que o conhecimento de Deus é o anseio de todo ser humano.
VOCABULÁRIO
Patriarcal: Relativo ao patriarcado, forma de organização social em que a pessoa mais velha tem uma grande família, sendo honrada e respeitada.
Prosa: Discurso direto; texto organizado em parágrafos.
Prólogo: A primeira parte de um texto.
Epílogo: O desfecho de um texto.
Estilístico: Relativo ao estilo, forma de usar as palavras.
Paralelismos: Semelhança, correspondências entre duas coisas.
PARA REFLETIR
A respeito de "O Livro de Jó", responda:
• O que o profeta Ezequiel confirma a respeito de Jó?
O profeta Ezequiel confirma que ele, de fato, foi uma pessoa real, correlacionando-o ao lado de Noé e Daniel (Ez 14.14).
• Cite exemplos em que os fatos narrados em Jó remontam ao período patriarcal.
O sacerdócio como instituição ainda não existia, visto que Jó era o sacerdote de sua própria casa (Jó 1.5); as filhas de Jó eram coerdeiras juntamente com seus irmãos (Jó 42.15), o que não era permitido pela lei mosaica (Nm 27.8).
• Como o texto de Jó está organizado literariamente?
Ele está literariamente organizado assim: Uma prosa nos primeiros capítulos; uma longa poesia no meio; mais uma prosa no último capítulo.
• Por que o livro é rico em Metáforas?
Esse recurso estilístico é usado pelo autor bíblico quando ele quer dar mais expressividade e maior vivacidade ao texto.
• Qual é a principal questão apresentada no Livro de Jó?
A questão do sofrimento do inocente é a principal questão levantada no Livro de Jó.
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José Gonçalves. É pastor em Água Branca, Piauí, graduado em Teologia pelo Seminário Batista de Teresina e em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí. Ensinou grego, hebraico e teologia sistemática na Faculdade Evangélica do Piauí. É comentarista de Lições Bíblicas da Escola Dominical da CPAD e autor de diversos livros.
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