A primeira viagem missionária de Paulo durou três anos, tendo partido acompanhado por Barnabé e Marcos, percorreu a Ilha de Chipre (pátria de Barnabé), concretamente as cidades de Salamina e Pafos, depois Perga da Panfília (onde Marcos os deixa), Antioquia da Pisídia, Icónio, Listra e Derbe (na atual Turquia). Voltam a Antioquia e depois vão a Jerusalém. Foi nesta viagem, quando estava na Antioquia, que surgiu a controvérsia entre Paulo e Barnabé sobre a Lei de Moisés que deu origem depois a uma reunião em Jerusalém. Decorria o ano 48-49 quando se reuniu a Assembleia de Jerusalém para resolver tal questão. Neste primeiro concílio, a principal questão discutida ali foi se os gentios convertidos precisavam ou não ser circuncidados, conforme o relato nos Atos e em Gálatas. Paulo alega na sua epístola que terá sido neste encontro que Pedro,Tiago e João aceitaram a missão de Paulo aos gentios.
A primeira viagem
inicia e finda-se em Antioquia da Síria, conforme esquema abaixo:
13.1-3 - Antioquia da Síria
A – 13.4-5 – Missão Para os Judeus
B – 13.6-12 – Missão Para os Gentios
A’ – 13.13-43 - Missão Para os Judeus
B’ – 13.44-52 - Missão Para os Gentios
A’’ – 14.1-7 – Missão Para os Judeus
B’’ – 14.8-18; 19.23 – Missão Para os Gentios
14.24-28 – Em Antioquia da Síria
Agora, fique a vontade para manuseiar o mapa que criamos para facilitar o seu estudo:
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Maique de Souza Borges, é teólogo, estudante e amante da música sacra. Membro da Igreja Assembleia de Deus em Brasília, casado e pai de um filho. Tem interesse especial pela História da Igreja. É o criador do site Cooperadores do Evangelho. Profissionalmente atua no ramo farmacêutico e brinca de músico e programador nas horas vagas.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a opinião deste site.
Confira nossa Política de Comentários para se adequar aos padrões de ética e compliance da nossa comunidade.