Lição 12 - A conduta do crente em relação à família (2 Tri. 2020)
(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho



TEXTO ÁUREO 
“Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne” (Ef 5.31). 
  
VERDADE PRÁTICA 
Deus estabeleceu o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel, isto é, a instituição da família para glória do nome dEle. 
  
LEITURA DIÁRIA 
Segunda — Gn 2.24 
Deus planejou abençoar todas as famílias da terra 
Terça — Ef 5.23 
O marido é a cabeça do lar assim como Cristo é a cabeça da Igreja 
Quarta — Ef 5.25 
O marido deve amar a esposa de forma incondicional 
Quinta — Gl 5.13 
O cristão desfruta da liberdade em Cristo e não está sujeito à escravidão 
Sexta — Lc 2.51 
Deus deseja que os filhos confiem na sabedoria de seus pais 
Sábado — Ef 6.3 
Aos filhos que obedecem e honram seus pais uma dupla promessa é assegurada 
  
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 
Efésios 5.21-33; 6.1-4. 
Efésios 5 
21 — sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. 
22 — Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; 
23 — porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 
24 — De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido. 
25 — Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 
26 — para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 
27 — para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 
28 — Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 
29 — Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; 
30 — porque somos membros do seu corpo. 
31 — Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne. 
32 — Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. 
33 — Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. 
Efésios 6 
1 — Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 
2 — Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, 
3 — para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. 
4 — E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. 

HINOS SUGERIDOS 
121, 432 e 546 da Harpa Cristã. 
  
OBJETIVO GERAL 
Mostrar que o relacionamento harmonioso está incluído no projeto divino para a família cristã. 
  
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos. 
I. Refletir sobre a conduta bíblica prescrita aos maridos;
II. Demonstrar como a mulher casada é comparada à Igreja de Cristo;
III. Orientar a conduta dos pais e filhos no ambiente familiar.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR 
A família é a principal instituição planejada por Deus. O relacionamento familiar é um projeto divino que tem a responsabilidade de glorificar a Deus e transmitir à sociedade o padrão moral e espiritual da família, fundamentado na Palavra de Deus. Para tanto, a Bíblia ressalta o papel dos pais e dos filhos no seio familiar. Tais papéis devem ser exercidos em obediência à palavra divina a fim de que a família mantenha a comunhão e a convivência de forma harmoniosa. 
  
ESBOÇO
  
INTRODUÇÃO 
Na Bíblia, o relacionamento familiar é um projeto divino que pressupõe o matrimônio monogâmico, heterossexual e indissolúvel (Mt 19.4-6). No modelo divino, os membros da família são iguais, porém, cada um desempenha papéis diferentes. Nesta lição, veremos a conduta requerida por Deus para a família cristã. 
  
PONTO CENTRAL 
O relacionamento familiar é um projeto divino. 
  
I. A CONDUTA DO CRENTE COMO MARIDO 
No capítulo cinco, Paulo enaltece o matrimônio e o eleva ao mais alto patamar ao comparar o marido a Cristo, e a esposa à Igreja. Neste tópico estudaremos a analogia referente ao marido. 
1. O papel do marido como líder da família. 

2. O amor como elemento primordial. 

3. O cuidado do marido à esposa. 


SÍNTESE DO TÓPICO (I) 
Ao marido Deus delegou a liderança do lar e o dever de amar sua esposa com verdadeiro altruísmo. 
  
SUBSÍDIO DIDÁTICO—PEDAGÓGICO 
Para iniciar a lição desta semana é fundamental que o conceito de “amor” seja explicado com clareza aos seus alunos. Para lhe auxiliar nessa tarefa, juntamente com o conceito presente na lição, leve em conta o seguinte fragmento textual: “‘Marido, ame sua esposa’ (Ef 5.25). Se esta frase tivesse sido escrita por um autor clássico, ele certamente teria escolhido uma palavra para ‘amor’ entre três possibilidades. Erao expressava paixão sexual, e é apropriado que o marido cristão tenha um desejo maduro e contínuo por sua esposa. Phileo e storgeo são termos frequentemente usados para expressar afeição familiar. E é apropriado que o marido sinta uma afeição cordial por sua esposa. No entanto, Paulo decide usar agapao , um termo meigo do grego secular, mas uma palavra infundida com um significado cristão único, por seu uso no Novo Testamento. Aqui, agapao expressa o amor desinteressado — um amor que se compromete conscientemente a procurar o bem-estar da pessoa amada, independentemente do custo pessoal. Ao decidir colocar o bem-estar da esposa em primeiro lugar, pois é isto que agapao implica, o marido voluntariamente sujeita seus próprios interesses às necessidades de sua esposa, e, portanto, sujeita-se a ela, em uma atitude de reverência a Cristo” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. RJ: CPAD, 2007, p.434). 
  
II. A CONDUTA DA CRENTE COMO ESPOSA 
De acordo com a analogia paulina em relação ao matrimônio, a mulher casada é comparada à Igreja de Cristo. Nesse ponto veremos a conduta requerida da esposa cristã. 

1. O conceito de submissão cristã. 
2. A condição da mulher cristã. 
3. A reverência devida ao marido. 
  
SÍNTESE DO TÓPICO (II) 
À esposa Deus delegou a tarefa de respeitar a autoridade do lar conferida ao seu marido. 
  
SUBSÍDIO TEOLÓGICO 
“O verbo ‘sujeitar’ ( hypotasso ) reaparece em 5.24, onde Paulo diz que as esposas devem se sujeitar a seu marido em tudo, assim como a Igreja se sujeita a Cristo. A sujeição da Igreja a Cristo envolve lealdade, fidelidade, devoção, sinceridade, pureza e amor. Essa questão da sujeição representa a essência dos ensinamentos de Paulo às esposas, pois se trata do foco central de exortação em Colossenses 3.18: ‘Vós, mulheres, estai sujeitas a vosso próprio marido, como convém no Senhor’. Todas as passagens do Novo Testamento a esse respeito empregam o mesmo verbo hypotasso (Ef 5.22, 24; Cl 3.18; Tt 2.4,5; 1Pe 3.1). Paulo usa a voz média em grego para enfatizar o aspecto voluntário da sujeição das esposas. Hypotasso denota ‘sujeição no sentido de submeter-se voluntariamente em amor’ (BAGD, 848). Submeter-se aos outros, ao invés de se impor, deveria ser uma característica geral do povo de Deus (cf. Fp 2.3-8). Nos versos 22-24, Paulo define a natureza da sujeição das esposas de quatro maneiras: ‘A vosso [próprio, idiois ] marido’ (5.22; idiois está em grego e não foi traduzido na NIV); ‘como ao Senhor’ (cf. Cl 3.18, ‘como é apropriado no Senhor’); ‘porque o marido é a cabeça da mulher’ e ‘como a igreja está sujeita a Cristo’ (5.24)” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Volume 2. RJ: CPAD, 2017, p.454). 
  
III. A CONDUTA DO CRENTE COMO FILHO 
1. A responsabilidade dos pais. 
2. A conduta requerida dos filhos. 
3. O mandamento com promessa. 
  
SÍNTESE DO TÓPICO (III) 
Aos pais Deus delegou a responsabilidade de educar e aos filhos o dever de obedecer e honrá-los. 
  
SUBSÍDIO TEOLÓGICO 
“Os filhos terão sua formação moral e espiritual com base no modelo dos pais. Uma boa liderança dentro da família abrange três dimensões da vida dos filhos. A primeira dimensão alcança os filhos pela instrução, isto é, refere-se ao que dizemos para os nossos filhos. A segunda dimensão é a influência, isto é, o que fazemos diante e para os filhos. A terceira dimensão é a imagem do que os pais são e mostram para os filhos no dia a dia. A obediência às vezes contraria a nossa natureza carnal. Os pais devem desenvolver atitudes firmes, amáveis e pacientes para com os filhos, para que eles aprendam que a obediência é para o bem deles. Obedecer é um princípio divino estabelecido para um relacionamento sadio para as partes dentro da família. Esse ponto deve ser ampliado no ensino para corrigir conceituações erradas da educação dos filhos” (CABRAL, Elienai. Mordomia Cristã. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2003, pp.171,172). 
  
CONCLUSÃO 
No modelo divino todos os membros da família cumprem deveres específicos. O marido tem o dever de liderar e amar sua esposa. A esposa o dever de submeter-se e respeitar a liderança de seu marido. Aos pais o dever de educar seus filhos segundo as Escrituras. Aos filhos o dever de obedecer e honrar seus pais. Assim, o amor, o respeito mútuo e a prosperidade fazem parte da família que se porta conforme Deus planejou. 
  
PARA REFLETIR 
A respeito de “A Conduta do Crente em Relação à Família”, responda: 

Qual é a ordem de autoridade observada na Bíblia? 
Na Bíblia, a ordem de autoridade é observada do seguinte modo: Deus é a cabeça de Cristo, Cristo é a cabeça do homem; e o homem é a cabeça da mulher (1Co 11.3). 

Como foi o amor de Cristo pela Igreja? 
O amor de Cristo para com a Igreja foi altruísta e incondicional (Rm 5.8). 

O que as Escrituras ensinam a respeito da sujeição? 
As Escrituras ensinam a sujeição de “uns aos outros no temor de Deus” (5.21). 

O que Cristo fez ao conversar com a mulher samaritana?
Com o conversar com a mulher samaritana, Cristo quebrou paradigmas da época e se opôs ao preconceito e a discriminação (Jo 4.9,10). 

Como os pais devem criar seus filhos? 
Os pais devem criar seus filhos na “doutrina e admoestação do Senhor” (6.4b). 
  
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO 
A CONDUTA DO CRENTE EM RELAÇÃO À FAMÍLIA 
Deus planejou a família, a principal instituição humana. Desde a criação de nossos primeiros pais, esse projeto já estava delineado pelo Criador. Assim, nesta lição, você tem a missão de mostrar como objetivo geral que o relacionamento harmonioso está incluído no projeto divino para a família cristã. Qualquer relacionamento desarmônico viola o projeto de Deus para a família cristã. Nesse sentido, você tem a incumbência de fazer uma reflexão bíblica acerca dos atores que constituem a família. Em primeiro lugar, refletir com a classe sobre a conduta bíblica prescrita aos maridos. Em segundo, demonstrar como a mulher casada é comparada à Igreja de Cristo. Em terceiro, trabalhar a orientação bíblica acerca da conduta dos pais e filhos no ambiente familiar. 
  
Resumo e destaques da lição 

É preciso deixar bem claro que a perspectiva de submissão no relacionamento cristão tem como chave Efésios 5.21. É uma submissão para todos os atores da família, pois o princípio bíblico em Efésios ensina que devemos estar sujeitos uns aos outros no temor de Deus. 

Nesse contexto, o ponto central da lição passa pelo entendimento de que o relacionamento familiar é um projeto divino. Todos os tópicos convergem para esse ponto. Assim, o primeiro tópico faz uma reflexão bíblica acerca da conduta do marido e mostra que a ele Deus delegou a liderança do lar e o dever de amar sua esposa com verdadeiro altruísmo. Aqui, trata-se de um amor sacrifical. 

Em resposta a um marido que ama com o mesmo amor que Cristo amou a Igreja, o segundo tópico demonstra como a mulher casada é comparada à Igreja de Cristo e, como auxiliadora, Deus delegou a tarefa de respeitar a autoridade do lar conferida ao seu marido. 

A partir desse relacionamento harmonioso entre o marido que ama a sua esposa, e esta que o respeito, o terceiro tópico trata acerca da conduta dos pais e filhos no ambiente familiar, orientando que aos pais Deus delegou a responsabilidade de educar e aos filhos o dever de obedecer e honrá-los. 
  
Uma dica 

Vivemos um contexto no mundo em que muitos não compreendem a perspectiva de submissão descrita na Bíblia. Por isso é importante que você faça um estudo exegético sobre as passagens de Efésios 5 e 6. Sugerimos aqui mais uma vez o Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, editado pela CPAD. Essa recomendação é para que você tenha maior segurança ao expor biblicamente esse assunto. Boa aula! 


Lições do 2º trimestre de 2020 – Douglas Baptista Por: Douglas Baptista
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Douglas Baptista

Douglas Baptista

Douglas Baptista, líder da Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal, doutor em Teologia Sistemática, mestre em Teologia do Novo Testamento, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Bibliologia, e licenciado em Educação Religiosa e Filosofia; presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Cristã Evangélica, do Conselho de Educação e Cultura da CGADB e da Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil; e segundo-vice-presidente da Convenção dos Ministros Evangélicos das ADs de Brasília e Goiás, além de diretor geral do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas.