(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho |
Texto Áureo
"Por isso, se chamou o seu
nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os
espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra." (Gn 11.9)
Verdade Prática
O globalismo afronta os
propósitos de Deus quanto ao povoamento e ao governo da Terra.
Leitura diária
Segunda - Gn 9.1,7: A
multiplicação da família de Noé
Terça - Gn 9.22: A apostasia de
Cam
Quarta - Gn 9.29: A morte de Noé
Quinta - Gn 10.8,9: A ascensão de
Ninrode
Sexta - Gn 11.1-10: A tentativa
de unificação global
Sábado - Gn 12.1,2: A chamada de
Abraão
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 11.1-9
1- E era toda a terra de uma mesma
língua e de uma mesma fala.
2- E aconteceu que, partindo eles
do Oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3- E disseram uns aos outros:
Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o
betume, por cal.
4- E disseram: Eia, edifiquemos
nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para
que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5- Então, desceu o SENHOR para
ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6- e o SENHOR disse: Eis que o
povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam afazer; e,
agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7- Eia, desçamos e confundamos
ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8- Assim, o SENHOR os espalhou
dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9- Por isso, se chamou o seu nome
Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os
espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.
HINOS SUGERIDOS: 185, 274, 383 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Evidenciar que o globalismo
afronta os propósitos de Deus no mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I - Apresentar a segunda
civilização humana a partir de Noé;
II - Explicar o globalismo de
Babel;
III - Expor a intervenção de Deus
em Babel.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
As Escrituras revelam que um
projeto global de poder que tire Deus do centro é, por natureza, maligno. Isso
foi registrado nas Sagradas Escrituras. A partir de um projeto global de poder,
homens intentaram construir um "mundo particular" em que Deus não
faria mais parte dele.
Em pleno século XXI assistimos a
esse mesmo projeto global de poder. Suas cores foram modificadas, mas a
essência continua a mesma: Uma cultura secular que, no "espirito do
Antricristo", projeta um estilo de vida sem Deus, uma espiritualidade
fabricada e uma religião produzida. Entretanto, como na civilização de Babel,
Deus continua a intervir poderosamente no mundo, mostrando ao homem que seus
intentos têm limites. Ele continua a governar o mundo.
PONTO CENTRAL
O globalismo afronta
os propósitos de Deus no mundo.
ESBOÇO
INTRODUÇÃO
Hoje, estudaremos a primeira
iniciativa de se globalizar a Terra. Essa apostasia teve lugar em Sinear, na
Mesopotâmia. Ali, homens ímpios e dissolutos incitaram a descendência de Noé a
aglomerar-se num só lugar, sob um único governante. Foi assim que nasceu o
globalismo: uma doutrina contrária ao propósito divino quanto à povoação e ao
governo da Terra.
Em seguida, veremos como se deu a
intervenção do Senhor naquele projeto insano. Num único ato, Deus confundiu a
língua dos filhos de Noé, e os espalhou pelos mais remotos continentes e ilhas.
Finalmente, constataremos como o Senhor deu início à linhagem piedosa de
Israel, chamando o patriarca Abraão a viver pela fé.
Que Deus nos ajude a compreender
mais esta lição extraída de sua maravilhosa e insondável Palavra. Seja-lhe
tributada toda a glória. Amém!
I - A SEGUNDA CIVILIZAÇÃO HUMANA
1. A apostasia de Cam e de Canaã.
2. O enfraquecimento da doutrina de Noé.
3. O descaso para com o mandamento divino.
SÍNTESE DO TÓPICO I
O filho mais novo de Noé
rebelou-se e inaugurou outro período de decadência e apostasia aos mandamentos
divinos.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Mostre aos alunos que a história
narrada no presente tópico encontra-se em Gênesis 9.18-29. Contextualize-os do
encadeamento do relato bíblico: (1) Noé embriaga-se com o vinho; (2) Sua nudez
foi vista pelo seu filho mais novo. Cam; (3) Cam desdenhou de seu pai aos seus
irmãos, mas estes cobriram imediatamente a nudez de Noé; (4) Ao recuperar os
sentidos, Noé não deu sua bênção a Cam e concentrou maldição a Canaã, seu neto,
filho de Cam. É bom lembrar que a descendência de Canaã foi marcada por
imoralidades agudas, sendo assim, fonte de muita corrupção para os israelitas.
Esse relato trágico prepara o contexto simbólico que forjará a Torre de Babel e
sua consequências.
II - O GLOBALISMO DE BABEL
1. Uma só língua e um só povo.
2. A construção de Babel.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A civilização de Noé dispunha de
grandes elementos para forjar uma sociedade globalista: uma só língua, um só
povo e uma só cultura.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
"O cenário desta história
curta, mas intrigante, forma-se depois do dilúvio com os descendentes de Noé
que se agruparam por uma língua comum e logo começaram a migrar para novos
territórios. [...] A história nos conta que, em assembleia, os novos habitantes
de Sinar tomaram uma decisão totalmente fora da vontade de Deus. O propósito da
ação proposta é claro. Queriam fama: Façamo-nos um nome (4). E desejavam
segurança: Para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Ambas
as metas seriam alcançadas somente pelo empreendimento humano. [...] O
interesse principal deste povo estava numa torre (4), embora também houvesse a
construção de uma cidade. A torre ia alcançar os céus" (Comentário Bíblico
Beacon: Gênesis a Deuteronômio. Rio de Janeiro: CPAD, p.55).
Ill - A INTERVENÇÃO DE DEUS EM BABEL
1. A confusão das línguas.
2. O efetivo povoamento da Terra.
3. A eleição de Sem.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Deus interveio, confundiu a
língua e dispersou os descendentes de Noé.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
"O paganismo estava
indiretamente envolvido nesta história, pois havia um ímpeto construtivo em
direção ao céu e o único verdadeiro Deus foi definitivamente omitido de todo o
planejamento e de todas as metas. Mas Deus não estava inativo. Ele observava o
que estava acontecendo e logo mostrou sua avaliação da situação. O homem não
foi criado como ser independente de Deus. Ser 'à nossa imagem' (1.26)
significava que o homem estava dotado de grandes poderes e que era totalmente
dependente de Deus para sua essência de vida e razão de ser. [...] O julgamento
de Deus logo manifestou estas ilusões. Para demonstrar que a unidade humana era
superficial sem Deus, Ele introduziu confusão de som na língua humana.
Imediatamente estabeleceu-se o caos. O grande projeto foi abandonado e a
sociedade unida, mas sem temor de Deus, foi despedaçada em segmentos confusos.
Em hebraico, um jogo de palavras no versículo 9 é pungente. Babel (9) significa
'confusão' e a diversidade de línguas resultou em balbucios ou fala
ininteligível" (Comentário Bíblico Beacon: Gênesis a Deuteronômio. Rio de
janeiro: CPAD, p.55).
CONCLUSÃO
A fim de preservar a sua obra, o
Senhor Deus promulgou duas ordenanças quanto à sua criação. Em primeiro lugar,
a povoação de toda a Terra (Gn 9.7). E, por último, a Grande Comissão, através
de Jesus Cristo: "É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide,
ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito
Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis
que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!"
(Mt 28.18-20).
Contra o globalismo, cuja missão
é submeter o mundo aos caprichos de Satanás, só mesmo a obediência aos termos
da Grande Comissão. Evangelização e missões, já. Maranata, ora vem, Senhor
Jesus.
PARA REFLETIR
A respeito de "O Primeiro Projeto de Globalismo",
responda:
• O que foi a segunda civilização?
Após o Dilúvio, o Senhor firmou
uma nova aliança com Noé. E, assim, o patriarca deu início à segunda
civilização humana.
• Em que consistiu a apostasia de Cam?
O episódio da vinha de Noé acabou
por revelar a irreverência de Cam, o seu filho caçula.
• Quem foi Ninrode?
Ninrode, filho de Cuxe e neto de
Cam (Gn 10.6-9). Ele é descrito como “poderoso caçador diante do Senhor".
• O que Deus fez para a salvar a humanidade de si mesma?
Para salvar a humanidade de si
mesma, Deus interveio, confundindo-lhe a língua.
• Para que Deus chamou Abraão?
Deus chamou Abraão, para dar
continuidade a linhagem messiânica, da qual sairia Jesus, o Cristo, Verdadeiro
Homem e Verdadeiro Deus.
Lições do 1º trimestre de 2020 – Claudionor de Andrade
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O comentarista do trimestre é o pastor Claudionor de Andrade. Ele é Consultor Teológico da CPAD, membro da Casa de Letras Emílio Conde, teólogo, conferencista, Comentarista das Revistas Lições Bíblicas da CPAD e autor dos livros “As Verdades Centrais da Fé Cristã”, “Manual do Conselheiro Cristão”, “Teologia da Educação Cristã”, “Manual do Superintendente da Escola Dominical”, “Dicionário Teológico”, “As Disciplinas da Vida Cristã”, “Jeremias – O Profeta da Esperança”, “Geografia Bíblica”, “História de Jerusalém”, “Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento”, “Merecem Confiança as Profecias?”, “Comentário Bíblico de Judas”, “Dicionário Bíblico das Profecias” e “Comentário Bíblico de Jó”, dentre outros títulos da CPAD.
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