(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho |
Texto Áureo
“E o mesmo Deus de paz vos
santifique em tudo; e todo o vosso espirito, e alma, e corpo sejam plenamente
conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Ts
5.23)
Verdade Prática
Nossa tríplice natureza – física,
mental e espiritual – deve ser plenamente consagrada a Deus, para que o mundo
veja, em nosso ser, a imagem e a semelhança do Criador.
Leitura diária
Segunda – Gn 2.7: O corpo humano
veio da terra
Terça – Jó 27.3: A alma humana
veio de Deus
Quarta – Pv 20.27 (ARA): O
espírito humano veio de Deus
Quinta – Hb 4.12: Espírito e alma
são inseparáveis
Sexta – Gn 35.18: A morte é a
separação entre corpo e alma
Sábado -1 Co 15.49-57: A
glorificação da natureza humana
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 1.26-28; 2.7
Gênesis 1
26 – E disse Deus: Façamos o
homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do
mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre
todo réptil que se move sobre a terra.
27 – E criou Deus o homem à sua
imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28 – E Deus os abençoou e Deus
lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e
dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal
que se move sobre a terra.
Gênesis 2
7 – E formou o Senhor Deus o
homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi
feito alma vivente.
HINOS SUGERIDOS: 46,101, 238 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Expor que o corpo, a alma e o
espírito constituem a natureza do ser humano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I – Mostrar a complexidade do ser
humano;
II – Elencar as características
do corpo humano;
III – Destacar a alma como o
nosso elo com o mundo exterior;
IV – Relacionar o espirito com o
nosso contato com Deus.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O ser humano é um ser complexo.
Essa complexidade passa pela a materialidade e imaterialidade da pessoa que se
revelam na constituição do corpo, da alma e do espirito.
Aproveite esta aula para
aprofundar com os alunos a respeito dos exercícios da piedade cristã.
Mostre-os, que da mesma forma que é necessário ao corpo o exercício cotidiano,
a alma e o espirito precisam cultivar o exercício diário da comunhão com Deus
por meio da oração, da leitura da Palavra e da meditação nas Escrituras. É
verdade que devemos cuidar da saúde do corpo, mas igualmente, da saúde da alma
e do espirito.
Nossos pensamentos devem ser
levados cativos a Cristo.
PONTO CENTRAL
O ser humano é
constituído de corpo, alma e espirito.
ESBOÇO
INTRODUÇÃO
Na aula de hoje, estudaremos as
partes que constituem a natureza humana. Veremos que o nosso ser, em virtude
das partes que o compõem, é de tal forma maravilhoso, que chega a ser
inexplicável (Sl 139.14). Além da substância física (o corpo), possuímos também
uma substância imaterial (o espírito e a alma). Habilitou-nos Deus, assim, a relacionar
tanto com o mundo físico quanto com o mundo espiritual.
O objetivo desta lição não é
apenas explorar a natureza humana, mas levar você a consagrar inteiramente o
seu corpo, a sua alma e o seu espírito ao Criador e Mantenedor de todas as
coisas.
I – A COMPLEXIDADE DO SER
HUMANO
1. A natureza de Deus.
2. A natureza dos anjos.
3. A natureza dos homens.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A natureza do ser humano é
distinta tanto em relação a Deus quanto em relação aos anjos.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
É importante que você aproveite a
introdução da aula para mostrar a classe que o ser humano é um ser integral, ou
seja, global. Use este trecho para aprofundar essa reflexão: “Considerar o ser
humano uma unidade condicional resulta em várias implicações. Primeira: o que
afeta um elemento do ser humano afeta a pessoa inteira. A Bíblia vê a pessoa
como um ser global, ‘e o que toca numa parte afeta a totalidade’. Em outras
palavras, uma pessoa portadora de doença crônica (no corpo) por certo terá
afetadas as emoções e a mente e até o canal da comunhão normal com Deus.
Erickson observa: ‘O cristão que deseja ter saúde espiritual dedicará atenção a
questões tais como a dieta, o repouso e o exercício’. De modo semelhante, a
pessoa que sofre certas pressões mentais poderá manifestar sintomas físicos ou
até mesmo doenças físicas” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma
Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.252).
II – AS CARACTERÍSTICAS DO
CORPO HUMANO
1. Materialidade.
2. Visibilidade e
tangibilidade.
3. Mortalidade.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O corpo humano tem as seguintes
caracteristicas: materialidade, visibilidade e mortalidade.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Os escritores sagrados tinham
uma ampla variedade de termos relativos ao ’corpo’. Para os hebreus, ’carne’
(basar, she’er) e ’alma’ (nepresh) podiam significar corpo (Lv 21.11; Nm 5.2,
onde o significado parece ser ’cadáver’). ’Força’ (me’od) dizia respeito ao
poder físico do corpo (Dt 6.5). Os escritores do Novo Testamento mencionam a
’carne’ (sarx, que às vezes significava o corpo físico), a ’força’ (ischus) do
corpo (Mc 12.30) ou, mais frequentemente, o ’corpo’ (sõmo), que ocorre 137
vezes” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal.
Rio de janeiro: CPAD, 1996, p.246).
Ill – ALMA, O NOSSO ELO COM O
MUNDO EXTERIOR
1. Alma e espírito são inseparáveis.
2. A alma é a janela para o
mundo exterior.
3. A separação da alma e do
corpo gera a morte.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A alma é a janela para o mundo
exterior. Sua separação do corpo gera a morte.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Quanto a alma, o termo primário
dos hebreus era nepresh, que ocorre 755 vezes no Antigo Testamento. Mais
frequentemente, esse termo abrangente significa meramente ’vida’, ’próprio-eu’,
’pessoa’ (Is 2.13; 1 Rs 19.3; 3r 52.28). Quando usado nesse sentido amplo,
nepresh descreve o que somos: almas, pessoas (neste sentido, não ’possuímos’
alma ou personalidade). Às vezes nepresh podia significar a ’vontade’ ou
‘desejo’ de uma pessoa (Gn 23.8; Dt 21.14). Ocasionalmente, porém, destaca
aquele elemento nos seres humanos que possui vários apetites: a fome física (Dt
12.20), o impulso sexual (Jr 2.24) e o desejo moral (Is 26.8,9), no Antigo
Testamento” (HORTON, Stanley (Ed). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.246).
IV- O ESPÍRITO E O NOSSO
CONTATO COM DEUS
1. O que é o espírito.
2. O elo entre o nosso corpo e
Deus.
3. A sede de nossa comunhão
com Deus.
SÍNTESE DO TÓPICO IV
O espírito é o elo entre o nosso
corpo e Deus, é a sede da nossa comunhão com o Altíssimo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“O termo ruach é ‘espírito’,
encontrado 387 vezes no Antigo Testamento. Embora o significado básico seja ‘ar
em movimento’, ‘vento’, ‘sopro’, ‘hábito’, ruach também denota ‘a totalidade da
consciência imaterial do homem’ (Pv 16.32; Is 26.9). Em Daniel 7.15, ruach está
contido no seu invólucro, o ‘corpo’. J. B. Payne indica que tanto nepresh
quanto ruach podem partir do corpo na ocasião da morte e, mesmo assim, existir
num estado separado dele (Gn 35.18; Sl 86.13)” (HORTON, Stanley (Ed). Teologia
Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.247).
CONCLUSÃO
O homem é um ser tanto físico
quanto espiritual. Por essa razão, Deus requer nossa completa e uniforme
santificação (1 Ts 5.23). Temos de ser santos no corpo, na alma e no espírito.
Jesus morreu e ressuscitou, a fim
de que sejamos santos em todo o nosso ser. E, quando do arrebatamento da
Igreja, apesar de nossas limitações, o Senhor nos revestirá da imortalidade e
da incorruptibilidade.
Busquemos a santificação. Todo o
nosso ser pertence a Deus. Somos o templo do Espírito Santo. Aleluia!
PARA REFLETIR
A respeito de “A Natureza do
Ser Humano”, responda:
• Fale a respeito da natureza
de Deus.
Deus é um ser simples; possui uma
única natureza. Por essa razão, Ele foi definido, pelo próprio Filho, como
sendo espirito (Jo 4.24).
• Por que o homem é um ser
composto?
Os seres humanos possuem uma
natureza, que pode ser descrita como dupla: uma física (o corpo) e uma
espiritual (a alma e o espírito).
• A alma e o espirito podem
ser separados?
Discorra sobre o assunto. Em
nosso ser, alma e espírito acham-se tão unidos, que somente a Palavra de Deus
pode alcançar-lhes a junção (Hb 4.12). Ambos têm de ser vistos juntos; são
inseparáveis.
• Onde fica a sede de nossas
afeições a Deus?
O espírito humano, por ser o elo
entre o corpo e Deus, é a sede de nossa comunhão com o Pai Celeste.
• Como João foi arrebatado para
obter a revelação do Apocalipse?
Foi em seu espirito, portanto,
que João recebeu a revelação do Apocalipse.
FONTE:CPAD
Lições do 1º trimestre de 2020 – Claudionor de Andrade
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
O comentarista do trimestre é o pastor Claudionor de Andrade. Ele é Consultor Teológico da CPAD, membro da Casa de Letras Emílio Conde, teólogo, conferencista, Comentarista das Revistas Lições Bíblicas da CPAD e autor dos livros “As Verdades Centrais da Fé Cristã”, “Manual do Conselheiro Cristão”, “Teologia da Educação Cristã”, “Manual do Superintendente da Escola Dominical”, “Dicionário Teológico”, “As Disciplinas da Vida Cristã”, “Jeremias – O Profeta da Esperança”, “Geografia Bíblica”, “História de Jerusalém”, “Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento”, “Merecem Confiança as Profecias?”, “Comentário Bíblico de Judas”, “Dicionário Bíblico das Profecias” e “Comentário Bíblico de Jó”, dentre outros títulos da CPAD.
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