(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho |
Texto Áureo“Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (2 Ts 3.10)
Verdade Prática
O trabalho honesto, acompanhado da bênção de Deus, dignifica e enobrece
o cristão.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Jó 5.6,7
O homem nasceu para o trabalho
Terça – Gn 3.19
O trabalho com o suor do rosto
Quarta – Ec 3.10
O trabalho como aflição
Quinta – Ef 6.5-9
O relacionamento entre patrão e empregado
Sexta – Sl 128.2
Comendo do próprio trabalho
Sábado – Jo 9.4
Trabalhar enquanto é dia
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Tessalonicenses 3.6-13
6 - Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos,
pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
7 - Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos,
pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
8 - nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas
com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, paranão sermos pesados a nenhum
de vós;
9 - não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos
dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
10 - Porque, quando ainda estávamos convosco, vos
mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, nãocoma também.
11 - Porquanto ouvimos que algunsentre vós andam
desordenadamente,não trabalhando, antes, fazendocoisas vãs.
12 - A esses tais, porém, mandamose exortamos, por nosso
Senhor JesusCristo, que, trabalhando com sossego,comam o seu próprio pão.
13 - E vós, irmãos, não vos canseis defazer o bem.
OBJETIVO GERAL
Esclarecer
que o trabalho honesto dignifica e enobrece o cristão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cadatópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os
seus respectivos subtópicos.
Mostrar o trabalho de Deus na Bíblia;
Correlacionar a Bíblia com a mordomia do
trabalho;
Elencar os princípios
cristãos para o trabalho.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O trabalho é uma vocação que aparece no Gênesis, perpassa por
Jesuse se confirma nos apóstolos. Isso significa que Deus espera que seus
filhostrabalhem. Nesse sentido, o trabalho não é fruto do pecado, mas da
criação edádiva de Deus. Essa concepção bíblica muda todo o sentido do trabalho
emnossa vida. Por isso, ao longo de muito tempo, e amparados no
ensinamentoapostólico de Efésios 6.5-8, os cristãos encararam o trabalho como
oportunidadede servir a Deus diligentemente. Podemos, e devemos, glorificar a
Deuscom o nosso trabalho!
ESBOÇO
INTRODUÇÃO
O assunto desta semana nos mostraráque Deus não fez o homem
paraviver na ociosidade, mas para “lavrare guardar” o jardim do Éden (Gn
2.15).Assim, veremos como a Bíblia apresentao conceito de trabalho, sua
mordomia eos princípios cristãos para o trabalho.
I – O TRABALHO DE DEUS NABÍBLIA
1. O trabalho de Deus nacriação do Universo.
2. O trabalho de Deus na criaçãodo homem.
3. Deus continua a trabalhar.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A Bíblia mostra que Deus trabalhouna criação do universo, do
homem econtinua a trabalhar.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Deus criou o universo e o homem.Ele o colocou para ser o
mordomo da Terra. Um dos principais instrumentospara que o homem pudesse
executaressa mordomia é o trabalho. Ao iniciara aula de hoje, faça essa
reflexão coma classe, a partir do seguinte texto:“[...] Deus criou os seres humanos paratrabalhar. Considere os dois relatos dacriação nos primeiros
capítulos do Gênesis.Em Gênesis 1.26, lemos que Deuscriou os seres humanos como
macho efêmea para ‘dominarem’ sobre toda aterra. Dois versículos mais adiante,
Deusabençoou o primeiro casal humano eordenou-lhe que ‘sujeitasse’ a terra
e‘dominasse’ sobre todos os seres vivos(o que, a propósito, não lhe deu
licençapara destruir o meio ambiente, assuntoque abordarei mais tarde). O
‘domínio’,que só pode ser exercido pelo trabalho,é o propósito para o qual Deus
criou osseres humanos (não o único propósito,mas um propósito)”
(PALMER, MichaelD. Panorama do Pensamento Cristão.Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.226).
II – A BÍBLIA E A MORDOMIA DOTRABALHO
1. O homem foi criado para o trabalho.
2. O trabalho antes da Queda.
3. O trabalho depois da Queda.
Infelizmente, após a ocorrência dopecado, tudo foi distorcido na vida doser
humano:
3.1. O medo e a maldição.
3.2. A ecologia foi mudada.
3.3. O trabalho tornou-se desgastante.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A Bíblia mostra o homem e sua vocaçãopara o trabalho antes e
depoisda Queda.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Se Deus criou as pessoas paratrabalhar e se Deus as dota
de donspara realizar as várias tarefas, seguem-se então duas consequênciasimportantes.
Primeiro, o trabalho nãoé meramente um meio para alcançarum fim. Não é apenas
uma tarefa aser suportada em consideração aoatendimento de necessidades e à
satisfaçãode desejos. Se você recordanossa definição de trabalho, saberá quetrabalho
sempre será um instrumento,sempre será um meio. Contudo, istonão é tudo o que o
trabalho é e não é oque o melhor trabalho é. Pelo fato deo trabalho ser
essencial para a nossahumanidade, trabalhar também temum valor
intrínseco.Segundo, todos os tipos de trabalhotêm dignidade igual. O
trabalhoreligioso (como pregar ou ensinar numseminário) não é melhor que o
trabalhosecular (como assar pão ou construirpontes); ambos são igualmente
bonsse forem feitos em resposta ao dom echamada do Espírito de Deus”
(PALMER,Michael D. Panorama do PensamentoCristão.
Rio de Janeiro: CPAD, 2001,pp.228-29).
III – PRINCÍPIOS CRISTÃOS PARA OTRABALHO
1. O homem deve trabalhar “com osuor de seu rosto”.
2. O trabalho deve ser diuturno.
3. Não ser pesado a ninguém.
4. O preguiçoso não deveria comer.
5. A relação de empregados e empregadores.
Nas relações de trabalho,os cristãos devem manifestar os
valoresda Palavra de Deus.
5.1. Os Patrões cristãos.
5.2. Empregados cristãos.
5.3. Não se submeta ao trabalho vil.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Dentre dos muitos princípios cristãospara o trabalho, destacamos:
otrabalho deve ser do suor do rosto,diuturno, patrões e empregados
devemobservar a ética do Reino de Deus.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Primeiramente, o propósito dotrabalho é atender as
necessidades davida. De acordo com o apóstolo Paulo,os cristãos devem trabalhar
com sossegoe comer o seu próprio pão (2 Ts3.12); devem trabalhar para que
nãonecessitem de coisa alguma (1 Ts 4.12b).Como Karl Barth afirmou, o
primeiroitem em questão em todas as áreasdo trabalho humano é a necessidadedos
seres humanos ‘ganharem o pãocotidiano e um pouco mais’.A necessidade de
trabalhar paraprover as necessidades da vida acha-sepor trás do dever de
trabalhar. ParaPaulo, este dever é de importânciaprimária, tanto que fazia
parte dainstrução original que Paulo deu aostessalonicenses quando pela primeiravez
os evangelizou: ‘Quando aindaestávamos convosco, vos mandamosisto: que, se
alguém não quiser trabalhar,não coma também’ (2 Ts 3.10)’. [...]Além disso, não
temos nenhuma razãopara pensar que os tessalonicenseseram exceção a este
respeito. Outrasigrejas paulinas receberam instruçãosemelhante. Pois isto fazia
parte doensino ou ‘tradição’ (2 Ts 3.6) sobre oestilo de vida cristão”
(PALMER, MichaelD. Panorama do Pensamento Cristão.Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.229).
CONCLUSÃO
Nos seis primeiros dias da criação,o Criador executou sua
obra com podersobrenatural, a partir de sua palavra. Aoexpressar a sua vontade,
tudo passoua existir. Assim, Ele criou o homempelo seu poder. E o criou para
“lavrare guardar” a Terra. É dessa perspectivaque devemos exercer a nossa
mordomiano trabalho, glorificando a Deus eabençoando o próximo.
PARA REFLETIR
A respeito de “A Mordomia do Trabalho”, responda:
• O que o início da história de salvação revela na Bíblia?
A Bíblia inicia a história de salvação revelando o trabalho de Deus de
criaçãodo universo.
• O que nosso Senhor respondeu ao ser acusado de desrespeitar o
sábado?
Ao ser acusado de desrespeitar o sábado, nosso Senhor respondeu
assim:“Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (Jo 5.17).
• Quais foram as duas primeiras atividades laborais do homem?
As duas primeiras atividades laborais do homem foram “lavrar” e
“guardar” a terra.
• Qual o princípio exposto pelo apóstolo Paulo aos tessalonicenses?
Outro princípio é o exposto por Paulo aos Tessalonicenses: “nem, de
graça,comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhandonoite
e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós” (2 Ts 3.8).
• Qual o dever dos patrões e dos empregados cristãos?
Os patrões cristãos têm o dever de zelar pelos direitos trabalhistas de
seusempregados, sob pena de serem condenados por Deus (Tg 5.4-6).
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão – CPAD, nº 79, p.40. Você encontrará mais subsídiospara enriquecer a lição. São
artigos que buscam expandir certos assuntos.
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Elinaldo Renovato de Lima, líder da Assembleia de Deus em Parnamirim (RN), escritor, conferencista na área de família, professor universitário, bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Administração, especialista em Economia Internacional e Administração Universitária, bacharel em Teologia e mestre em Ciências da Religião; e também 1º vice-presidente da Convenção Estadual de Ministros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (CEMADERN).
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