(Foto: Maique Borges) — Foto: Cooperadores do Evangelho



TEXTO ÁUREO
"Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa.” (Hb 10.22)

Verdade Prática
Na cruz, o Senhor Jesus Cristo purificou-nos de todos os pecados, tornando-nos aceitáveis diante de Deus.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Hb 9.16-26: Somente o sangue de Jesus purifica e redime
Terça - Hb 9.23-28: A Morte de Cristo - o Sacrifício perfeito
Quarta - Fp 2.5-11: Obediência até a morte de cruz
Quinta - Hb 10.19-22: Corações purificados da má consciência
Sexta - 1 Co 6.11; Jo 13.10: Justificados e Santificados
Sábado - 1 Jo 1.9: Fidelidade e Justiça de Deus

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 27.1,2,6,7
27.1 - Farás também o altar de madeira de cetim; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados, a largura (será quadrado o altar), e três côvados, a sua altura.
2 - E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão uma só peça com o mesmo, e o cobrirás de cobre.
6 - Farás também varais para o altar, varais de madeira de cetim, e os cobrirás de cobre.
7 - E os varais se meterão nas argolas, de maneira que os varais estejam de ambos os lados do altar quando for levado.

HINOS SUGERIDOS: 380, 390, 577 da Harpa Cristã


  
OBJETIVO GERAL
Mostrar que o Altar do Holocausto aponta para o Calvário.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conceituar o Altar do Holocausto;
Explicar as quatro pontas do altar e o sentido de redenção;
Pontuar que o Altar do Holocausto é uma imagem do Calvário.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na aula passada vimos que o Pátio do Tabernáculo tinha uma posição especial entre as Tribos de Israel. Relembre esse assunto e mais algum que você achar importante a fim de garantir um pequeno resumo à classe.

Passamos pela porta do Pátio. Agora, paramos no Pátio. Ao cruzar sua porta, deparamo-nos com o Altar do Holocausto. É o tema desta lição. Apresente-o, mostrando que a lição está estruturada assim:
  1. (I) O Altar do Holocausto;
  2. (II) As Quatro Pontas (Chifres) do Altar e o Sentido de Redenção;
  3. (III) O Altar dos Holocaustos é uma imagem do Calvário.


A aula deve apresentar a perspectiva de que no Altar do Holocausto se formou a primeira imagem a respeito da necessidade de redenção dos pecadores. Assim, fomos redimidos pelo sangue de Cristo Jesus derramado no Calvário.

PONTO CENTRAL
A Cruz do Calvário foi o Altar do Holocausto da Nova Aliança.

INTRODUÇÃO
Qual era o caminho que o pecador percorria para ter seus pecados perdoados? Ao estudarmos o Altar dos Holocaustos e o rito de lavagem dos corpos dos sacerdotes na pia de bronze, aprenderemos como alguns símbolos apontavam, com impressionante precisão, para a completude da obra expiatória de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

I - O ALTAR DO HOLOCAUSTO

  • 1. O Altar do Holocausto. 
  • 2. O modelo do altar e seus materiais. 

1) O Altar dos Holocaustos indica o caminho de salvação para o pecador.

2) Os chifres do Altar indicam um símbolo de poder, autoridade e proteção.

SÍNTESE DO TÓPICO I
O Altar do Holocausto era quadrado e seu lado interno era de madeira de acácia e revestido com bronze.

II - AS QUATRO PONTAS (CHIFRES) DO ALTAR E O SENTIDO DE REDENÇÃO

O Antigo Testamento apresenta uma linguagem que prefigura coisas e experiências presentes no Novo Testamento. 

  • 1. As Quatro Pontas e a Propiciação. 
  • 2. As Quatro Pontas e a Substituição. 
  • 3. As Quatro Pontas e a Reconciliação. 
  • 4. As Quatro Pontas e a Redenção. 


SÍNTESE DO TÓPICO II
As quatro pontas do altar traz um significado de propiciação, substituição, reconciliação e redenção.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Sendo que as palavras subentendem o livramento de um estado de escravidão mediante o pagamento de um preço então, de que fomos libertos? A contemplação dessas coisas é motivo de grande alegria! Cristo nos livrou do justo juízo de Deus que realmente merecíamos, por causa dos nossos pecados (Rm 3.24,25). Ele nos livrou das consequências inevitáveis de se quebrar a lei de Deus, que nos sujeitava à ira divina. Embora não façamos tudo quanto a Lei requer, já não estamos debaixo de uma maldição. Cristo tomou sobre si essa maldição (Gl 3.10-13). A sua redenção conseguiu para nós o perdão dos pecados (Ef 1.7) e nos libertou deles (Hb 9.15). Ele, ao entregar-se por nós, remiu-nos ‘de toda iniquidade [gr. anomia]' (Tt 2.14) ” (HORTON, M. Horton (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.357).

III - O ALTAR DO HOLOCAUSTO É UMA IMAGEM DO CALVÁRIO

  • 1. O lugar do sacrifício. 
  • 2. O lugar de punição ao pecado. 
  • 3. O lugar de esperança. 

SÍNTESE DO TÓPICO III
O Altar do Holocausto remonta o sacrifício, a punição do pecado e o lugar de esperança.

CONHEÇA MAIS
*A respeito do Altar do Holocausto
“O ‘altar', também chamado ‘o altar dos holocaustos' [...] era o lugar onde os animais eram imolados em sacrifício para fazer expiação. [...] O sangue vicário do sacrifício era posto nas pontas do altar e derramado à sua base.” Leia mais em “Bíblia de Estudo Pentecostal”, CPAD, pp.161-62.

SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“A Cruz de Cristo
Os homens dizem que a cruz de Cristo não representou um ato heroico, mas quero lhe dizer que a cruz de Jesus Cristo pôs mais heroísmo na alma dos homens do que qualquer outro evento da história humana. Muitos homens têm vivido, regozijando-se e morrido, acreditando no Deus vivo, no Cristo de Deus cujo sangue limpou seus corações do pecado. Eles perceberam o verdadeiro espírito supremo do seu sacrifício santo - bendito seja Deus.

Eles manifestaram ao gênero humano aquela mesma medida de sacrifício, e suportaram tudo o que os seres humanos poderiam suportar. Quando a resistência já não era mais possível, eles passaram a estar com Deus, deixando o mundo abençoado pela evidência de uma consagração profunda, verdadeira, pura e boa, como fez o próprio Filho de Deus” (LAKE, John G. Devocional. Série: Clássicos do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp.53-54).

CONCLUSÃO
Hoje aprendemos que o pecador precisava, no Antigo Testamento, passar pelo “altar de sacrifícios” para que fosse aceito diante de Deus. 

PARA REFLETIR
A respeito de “O Altar do Holocausto”, responda:
• De onde vem o termo “holocausto”?
O termo “holocausto” vem de um prefixo hebraico que significa “ascen­dente” ou “aquilo que sobe”.

• Quais símbolos preciosos o modelo estrutural do altar dos holo- caustos nos apresenta?
O Altar dos Holocaustos indica o caminho de salvação para o pecador; os chifres do Altar indicam um símbolo de poder, autoridade e proteção.

• Em que consistia a ação do evento da propiciação?
O evento era uma ação para apaziguar a ira de Deus, a fim de que a sua justiça e a santidade fossem satisfeitas e proporcionassem um perdão eficaz ao pecador.

• O altar dos holocaustos revela qual lugar-símbolo?
O lugar-símbolo da reconciliação de Deus com o povo de Israel.

• Se o Altar do Holocausto é um lugar de sacrifício e punição do pe­cado, o que ele também é?
O lugar de esperança.





Por: Elienai Cabral
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Elienai Cabral

Elienai Cabral

Elienai Cabral é Pastor, conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD e membro do Conselho Administrativo da CPAD. Autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”.