Biografia de São Lucas e características introdutórias de seu evangelho
“Sauda-vos Lucas, nosso querido médico”. (Colossenses 4:14)
“Nasceu na cidade de Antioquia. Não
era judeu, segundo Santo Irineu, São Jerônimo, Eusébio e Caio, ele era médico
sendo ele considerado por causa disso, o santo protetor dos médicos e artista,
pela igreja romana e um bom artista sendo que ele desenhou vários quadros de
Maria que são conservados pela Igreja Católica. Seus conhecimentos em geografia
marítima evidencia que ele provavelmente exerceu por muito tempo a profissão de
médico de navios. Lucas, pela tradição católica, morreu na Grécia com 84 anos
sendo martirizado. Seus restos mortais, ainda segundo a igreja de Roma, se encontram
na cidade da Itália de Pádua onde é visitado por fieis peregrinos do mundo inteiro”.
(Tradição católica) Assim como São Marcos nunca encontrou Jesus Cristo pessoalmente,
porém, sabemos que ele recebeu (receptus) sua tradição de várias fontes, foi
companheiro de São Paulo que teve uma percepção do evangelho através do próprio
Cristo; por exemplo: na narração da Refeição Sagrada (Eucaristeoi) Paulo diz
“Porque eu Recebi do Senhor o que também vos transmitir” (Eups uar poredidet ),
ou seja, ele não bebeu do mistério de Cristo na tradição apostólica e sim recebeu do próprio Cristo: “Por que não
recebi, nem aprendi de homem algum mais pela revelação de Nosso Senhor Jesus
Cristo”.
1. É relevante ter por certo que
existem influências Paulinas neste evangelho.
2. É relevante ter por certo que
São Lucas escreve para uma plateia menos judaizada.
3. Provavelmente foi ó último evangelho
sinótico a ser escrito. Lucas teve um encontro com a mãe de Jesus por isso seu
evangelho está mais carregado de detalhes da infância de Nosso Senhor. Inclusive
note que ele explora com muitos detalhes o nascimento da “vox clamantis in
deserto”: Um casal de velhos recebe a promessa de ter um filho, porém Zacarias
dúvida, Deus odeia a dúvida e por isso ele recebe uma punição, “fique mudo até
se cumprir” (São Lucas 1:5-25;) nas leituras da sinagoga o pano de fundo aqui é
a História de Ana “a estéril angustiada pela sua vergonha”, porém depois da
“Promessa” (Eli lá, aqui o anjo) ela fica em paz e recebe sua benção, sendo
porém que esse menino não será dela mas do Senhor (Samuel).
(Texto do lecionário
usado 1Samuel 1:1-18)
4. Note que no “Magnificat um
cântico aqui é atribuído a Maria sendo que Ana também cantou em 1 Samuel 2:1-10
e existe alguns elementos parecidos nesses dois hinos”. (Lucas 1.47-55).
5. A segunda parte da tradição de
Maria foca-se agora no “Rei de Israel” (v.32) no caso “o mistério que São Paulo
fala em Colossenses “mistério escondido desde os séculos e desde as gerações,
mas agora manifestado as nações”. O Cristo procede do Espírito (1.35) seu
nascimento procede de Deus (gerado, não criado; Santo Atanásio), pois uma
virgem (v.26) “betulah” - mulher que não conheceu homem algum, virgem no
sentido físico (nascido da virgem Maria, Credo Apostólico) e aqui entra também
a história de Simeão e Ana, acabando aqui a parte de Maria.
Complemento da omissão de Lucas
em São Mateus seguindo a teoria do lecionário. Detalhes como Simeão e Ana e a
teoria do lecionário, segue-se novamente na perseguição de Jesus aqui agora é
Moisés e alguns pobres bebezinhos que são mortos sendo que na história de
Moisés ele é salvo pela fuga ao rio e encontrado por uma mulher e ali é mantido
em segurança, aqui Cristo também é levado por uma mulher (fuga) ao Egito onde
lá é mantido em segurança. (claro que aqui o evangelista usou apenas a ideia).
São João segue essa linha em
Apocalipse 12. Note que o Dragão é o símbolo de Satanás operando através do
Estado, a mulher aqui tem dois símbolos em primeiro momento passa a ser Maria (amada),
depois a Amada passa a ser a Igreja.
1. Uma mulher grávida prestes a
dar a luz (v.2) “Estava grávida e
gritava entre as dores do parto”.
2. O dragão deseja devorar seu
filho (Cristo) (v.3)
3. Ela deu à luz a seu filho
varão que regerá toda a terra (Cristo) (v.5)
4. Seu filho vai arrebatado
(momento atual) para junto de Deus. (Ascensão)
5. É a mulher que agora não é
mais Maria, mais sim a Igreja, que agora terá que fugir para o deserto
(perseguição) para não morrer nas mãos do Dragão que odeia a mulher que ainda
pode gerar filhos (discípulos).
A teoria do lecionário é apenas
maneira de organização do evangelho que os evangelistas usaram, provavelmente
apenas Mateus e Lucas usou um pouco dela, São Marcos provavelmente não.
Na época que ele começou a
escrever ele fez uma minuciosa pesquisa acerca da vida de Jesus dentro da
própria comunidade. Pormenores destas fontes são nos dada por São Lucas.
Lucas 1:1 - Bíblia de Jerusalém: “Visto
que muitos já empreenderam compor uma narração dos fatos que se cumpriram entre
nós...”.
Prólogo literário - 1:1-4
Prólogo Teológico - 1:5-4,3
a) Evangelho da Infância - 1:5-2,52
b) Preparação da atividade
pública - 3:1–4,13
1ª PARTE: Missão de Jesus na Galileia
- 4:14-9,50
Apresentação e rejeição – 4: 14-30
1ª seção – 4:31-6,11
2ª seção – 6: 12-7,52
3ª seção – 8: 1-9,50
2ª PARTE - Missão de Jesus no
caminho para Jerusalém 9: 51-19,28
Introdução – 9: 51
1ª etapa – 9: 52-10, 37
2ª etapa – 10: 38-13, 21
3ª etapa – 13: 22-14, 24
4ª etapa – 14: 25-17,10
5ª etapa – 17: 11-18,30
6ª etapa – 18: 31-19, 28
3ª PARTE - Missão de Jesus em
Jerusalém. Meta final (19: 29-24,35)
Introdução: Entrada de Jesus na
cidade, expulsão dos vendilhões e ensinamentos – 19: 29-48 1ª seção: o ensino
no Templo – 20: 21
2ª seção: o relato da Paixão – 22:
23
3ª seção: os relatos da Páscoa –
24: 1-49
CONCLUSÃO: 1º relato da Ascensão
– 24: 50-53
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Samuel Carneiro Magalhães é militar lotado na Marinha do Brasil, Enfermeiro e terapeuta holístico. Tem Graduação em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil. É também graduado em Enfermagem pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais com aperfeiçoamento em Reiki I e II, fitoterapia e em Florais de Bach. Além de Ensino Profissional de nível técnico, complementação técnica em Enfermagem.
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