Por: Samuel Magalhães
I- Da Existência de Deus e de Suas
Revelações
Moisés certa vez perguntou a Deus
([1]Yahweh)
o seu nome, Yahweh respondeu dizendo “ego heimi ho ôn” [2] seguindo
uma tradução mais erudita significa “Eu sou aquele que existo por mim mesmo”
podemos definir que Deus é o “Eu sou” a plenitude de todas as coisas, o ser que
existe por ele mesmo, ele é a causa que não teve uma causa, pois ele mesmo
é a causa de tudo aquilo que existe, sendo que ele mesmo não teve causa alguma
porque sempre existiu. Percebo que para nossa mente limitada, não é tão simples
explicar este grande “mistério”, porém o não saber explicar, não altera aquilo
que existe, da mesma maneira que um simples agricultor não entenda a realidade
do crescimento de uma planta, porém ele ver o crescer dela, da mesma sorte não
entendemos o “como” de Deus existir, mas, porém contemplamos com nossos olhos o
seu movimento no nosso kosmos[3].
Deus sempre existiu mesmo antes da criação do mundo material como nos falou a
palavra de Deus nos Salmos 90:2 “antes que os montes nascessem e se formassem a
terra e o mundo de eternidade a eternidade, tu és Deus”.
Acerca disso quero também definir
que o Deus verdadeiro não é “mãe natureza”, o único Deus criou o mundo, mas ele
não é a natureza, ele é o criador de todas as coisas “Omnia per ipsa facta
sunt: et sine ipso factum est nihil, quod factum est”.[4] Em uma
tradução pessoal poderia dizer “Tudo foi por ele e sem a sua ação nada que
existe, poderia existir”. Deus é um Deus vivo, consciente, ativo ele não é
uma energia ativa como alguns pensam, esta noção de dizer que Deus é a natureza
e a natureza é Deus chama-se Panteísmo, o único Deus verdadeiro que a Bíblia
nos apresenta é um Deus que ver as nossas misérias, que conhece as nossas
angústias, que ouve os nossos gritos, e que muitas vezes nos livra de situações
ruins[5], um Deus que
dialoga com a sua criação, em especial o homem; um olhar rápido pelas
escrituras vocês irão ver Deus conversando com Adão e Eva o primeiro casal, com
Caim o primeiro Assassino, passeando com Enoque, que por fim Deus o levou para
o céu, com Noé, Abraão, Sara e por fim, vivendo conosco em Jesus que é para nós
o Cristo (salvador) e Senhor (Kyrios)[6] sendo assim
podemos perceber que Deus não deve ser misturado com a sua criação como o
credo dos apóstolos nos ensina “Creio em Deus Pai,Todo-Poderoso e criador do
céus e da terra”.
Alguns também pensam que Deus
realmente criou o mundo, porém quando terminou de criá-lo “fez as suas malas”,
vamos dizer assim e foi embora, sendo que antes de sair criou algumas leis e
deixou que as coisas andassem por si só, essa tese foi muito difundida
principalmente na Inglaterra com o nome de Deísmo. Porém novamente devo dizer
que esta ideia é falsa, pois segundo as Escrituras, Deus nunca abandonou o
mundo, pelo contrário o próprio Deus continua sustentando todas as coisas em
Jesus, como São Paulo nos deixa bem claro em sua carta à igreja de Colossos
1.16-17:
“Porque nele foram criadas todas
as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis: Tronos,
Soberanias, Principados, Autoridades, Tudo foi criado por ele e para
ele. É antes de Tudo e tudo nele subsiste”. [7]
Deus não foi embora amigo, pelo
contrário se este mundo ainda existe é porque ele está alicerçado em uma grande
Rocha e subsiste nele, uma analise de Hebreus 1:3 confirma esta ideia. Deus
criou os mundos e ele cuida sempre dele para que ele não caia, os teólogos da
Igreja chamam isso de [8]providência
Divina, que pode se resumir que Deus está cuidando, preservando com suas mãos
este pequeno mundo e como Jesus nos falou “ATÉ OS CABELOS DE VOSSA CABEÇA ESTÃO
CONTADOS”.
Certa vez Agostinho[9] escreveu:
“Quem me dera descansar em ti! Quem me dera
que viesses a meu coração e que o Embriagasses, para que eu me esqueça de
minhas maldades e me abrace contigo, meu único Bem! Que és para mim? Tem
piedade de mim, para que eu possa falar. E que sou eu para ti, para Que me
ordenes amar-te e, se não o fizer, irar-te contra mim, ameaçando-me com
terríveis Castigos? Acaso é pequeno o castigo de não te amar? Ai de mim!
Dize-me por tuas misericórdias, Meu Senhor e meu Deus, que és para mim? Dize a
minha alma: Eu sou a tua salvação. Que eu Ouça e siga essa voz e te alcance.
Não queiras esconder-me teu rosto. Morra eu para que possa Vê-lo para não
morrer eternamente.”
Será que Agostinho ora com toda
esta intensidade a “mãe natureza”? Será que ele ora a um Deus que sumiu que não
gosta de ter relacionamento algum com o ser que ele criou? Vocês já devem ter
percebido que somente um Deus pessoal, real, pode satisfazer os anseios mais
profundos de uma alma em busca de Deus. Não consigo entender como existem
pessoas que prefere falar com plantas que não vê, não fala, não ouve... do que
com o único Deus verdadeiro que lhe criou? Que se agarra à arvores querendo
receber energias que não sei de quem, do que se agarrar a Cristo com força e
dizer-lhe “Senhor meu e Deus meu”? Quanta ingratidão meus amigos! Quanta
ingratidão meus amigos! Porém permanece a sentença, o homem foi criado para
Deus, e é impossível o homem ser feliz enquanto não voltar com todo o seu ser
para o seu criador.
II- Deus se faz perceber dentro
do homem que ele criou.
Meus amigos muitos dizem não
acreditar em Deus, escrevem, discutem, procuram muitos crimes na igreja, dizem
que não precisam de Deus para ser bons chamam-nos de assassinos, intolerantes,
fanáticos, atrasos e uma série de outros nomes que não terei paciência nem
muito menos tempo para descrevê-los, porém, é até engraçado mais o próprio Deus
nas Escrituras chamou estes homens de “atheoin” que aportuguesada fica ateus
que significa sem Deus, Deus chama os homens rebeldes e ímpios no mundo de
“atheoin ên to kosmo” [10] Muitos
deles nos falam prove-me que Deus existe? Neste estudo minha intenção não é
“provar” que Deus existe, mais apenas para fortalecer a fé de alguns darei umas
poucas evidências que Deus existe a começar dentro do homem.
1. Sensus
divinitus;[11]
Todo ser humano sente a sensação
do divino, uma sensação de algo maior, uma atmosfera de Deus. Richard Baxter em
seu clássico “O descanso dos Santos” um livro maravilhoso nos diz que Adão
quando pecou, não perdeu apenas o paraíso do Éden[12],
mais a maior tragédia do homem é que ele por ter cometido o pecado[13]
ficou sem Deus no mundo, mais sentindo a falta do lugar dele dentro do seu ser,
por isso que até uma criança fala com o papai do céu, e acima disso ele tenta
preencher este espaço nos deuses, construindo babéis para chegar aos portais do
céu com suas falsas religiões, crenças filosóficas que são apenas manifestações
de seu desespero e da sua ignorância, sendo assim meus amigos posso, ou melhor,
devo dizer que todo homem carrega dentro as ‘’sementes da religião ’’.
2. Semen religiósus[14]
Todo ser humano necessita de
adorar algo, ele carrega dentro de si “sementes do sagrado”, toda saga da
humanidade gira em torno de se encontrar com o Deus verdadeiro, e quando ele
não o acha (porque Deus é invisível) ele passa construir coisas vãs para
substituir a Deus, ou seja, a prestar culto ao falso. Dentro do grego
existe a palavra “eidólolatreía” e no latim “ídólolatría” que em seu sentido
mais simples é um culto, um serviço prestado a imagem, onde o ser humano deixar
o único Deus verdadeiro e volta para o engano concebido por sua mente incapaz
de julgar, mas as Escrituras deixam bem claro que “No principio criou Deus os
céus e a terra”. Meus amigos que ofensa é deixar o único Deus verdadeiro e
afrontá-lo adorando qualquer outra coisa que não seja Deus[15] “Shemá
Yisrael Há Adonay Ha Elohim há Echad Adonay” Devemos nos lembrar dos primeiros
mandamentos[16] que
nos trazem o conhecimento do Único Deus verdadeiro olha o que Yahweh nos diz
em Deuteronômio 5.35,39:
“Yahweh é o único Deus, além dele não existe
outro... Portanto reconhece hoje e medita em teu coração: Yahweh é o único
Deus, tanto no alto do céu, como cá embaixo, na terra. Não existe outro”.
Por isso meus amigos vocês devem
abandonar os ídolos, os falsos deuses, e buscar o único Deus verdadeiro por que
se vocês não acreditarem que somente existe um salvador vocês morrerão em
vossos pecados como o Bom Jesus nos ensinou no Evangelho de João 8:24 -
"Disse-vos que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que Eu
Sou, morrereis em vossos pecados”.
3- Cognitio Dei Insita
Por mais que o ser humano queira
negar a existência de Deus, seria impossível apagar Deus do nosso coração[17],
por mais que muitas vezes somos tentados por nossa dureza de coração a nos
“esquecer de Deus”, não estou dizendo que Deus esteja dentro (id extra) do
coração depravado do ser humano, Gênesis 6:5[18] não
aceita esta concepção de que Deus habita dentro de um coração não santificado a
Ele. Porém quando falo de “Cognitio Dei Insita” (conhecimento de Deus
enxertado) Estou dizendo que todo homem tem um conhecimento da existência de
Deus, por que Deus abriu um buraco dentro do coração do homem e colocou um
conhecimento de existir um ser maior, o homem sabe que veio de Deus, mas isto
não significa que este conhecimento por si mesmo, seja capaz de conduzir o
homem ao Deus verdadeiro uma rápida analise de aos Efésios 4:17-19[19] traz
um retrato de como é o homem que não tem conhecimento verdadeiro de toda
plenitude da revelação do mistério do Evangelho de Cristo no v. 17 Paulo fala
para a igreja em Éfeso que eles não deviam andar como os gentios andam na
“vaidade de suas mentes”, ou seja, na sua forma distorcida de enxergar a
verdade de Deus eles andam “delirando” vendo coisas que não existem, acreditando
em coisas que parece ser sabedoria, mas é uma ilusão criada, ainda que o
delírio tenha elementos de verdades, mais não passa de uma distorção da
realidade. Ele prossegue dizendo no v. 19 que eles estão entenebrecidos, ou
seja, suas mentes estão presas em uma grande escuridão e incapazes de ver a
luz, sendo que eles estão separados da “vida de Deus”, pois não há vida sem o
verdadeiro conhecimento de Deus sendo que eles ainda têm um coração “duro” que
odeia a mensagem da luz, "erat ille Lux veritas quae illuminitat omni
hominem[20]”
no caso Cristo, além disso, no v. 20 Paulo diz que mesmo eles tendo o
conhecimento da existência de um Deus verdadeiro, isto não os conduziu a
piedade, pelo contrário eles se recusaram a procurar a este, antes se
entregaram ao pecado “perderam todo o sentimento”, ”entregaram-se á
dissolução”, “para com avidez cometerem todo tipo de impureza’’.
Diante desse quadro o que merece
a humanidade que sabe que Deus existe, mais prefere permanecer no seu delírio a
procurar a conhecer a Deus? Romanos 1:18 respondem a este questionamento
“porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça
dos homens que detêm a verdade prisioneira da injustiça”. Isto mesmo a ira, o
verdadeiro Evangelho deixa bem claro que existe uma ira a vir do céu sobre
aqueles que se esquecerem de Deus. Talvez então você me pergunte então qual a
finalidade desse conhecimento enxertado? Muitas, deixar bem claro para você que
existe um Deus verdadeiro a ser conhecido, pois você foi feito, para ele, e
para glória dele como diz Romanos 11:36 “Porque dele, por meio dele, e para ele
são todas as coisas, a ele seja toda a glória!” Agostinho[21] escreveu
em suas confissões algo bastante interessante acerca disso:
“E como invocarei meu Deus, meu
Deus e meu Senhor, se ao invocá-lo o faria certamente dentro de mim? E que
lugar há em mim para receber o meu Deus, por onde Deus desça a mim, o Deus que
fez o céu e a terra? Senhor haverá em mim algum espaço que te possa conter?
Acaso te contêm o céu e a terra, que tu criaste, e dentro dos quais também
criaste a mim? Será, talvez, pelo fato de nada do que existe sem Ti, que todas
as coisas te contêm? E, assim, se existo que motivo pode haver para Te pedir
que venhas a mim, já que não existiria se em mim não habitásseis? Ainda não
estive no inferno, mas também ali estás presente, pois, se descer ao inferno,
ali estarás. Eu nada seria, meu Deus, nada seria em absoluto se não
estivesses em mim; talvez seria melhor dizer que eu não existiria de modo algum
se não estivesse em ti, de quem, por quem e em quem
existem todas as coisas?
Assim é, Senhor, assim
é. Como, pois, posso
chamar-te se já estou em ti, ou de onde hás de vir a
mim, ou a que parte do céu ou da terra me hei de recolher, para que ali venha a
mim o meu Deus, ele que disse: Eu encho o céu e a terra?”.
III- Revelação Natural, Extraordinária
e o Testemunho da Consciência
1. Revelação natural
Deus pode ser percebido
claramente pelas obras da criação, uma rápida analise de Romanos 1: 19,20[22] deixa
bem claro que Deus podemos deduzir através daquilo que existe (um axioma, uma
verdade evidente por si mesma) que existe um ser sábio, que tenha todo o poder,
somente ele pode ser a causa adequada para todas as coisas como definiu o nobre
Anselmo de Cantuária onde ele define que Deus é “primum mottus” Deus é a
primeira peça vamos dizer assim que move todas as outras. A Bíblia deixa isso
bem claro que Yahweh criou o mundo através da sua palavra (o verbo). Analise
comigo o Gênesis 1. “No principio criou Deus os céus e a terra” (v.1) primeiro
o ateísmo já é destruído “Deus criou”, o panteísmo já é agredido, pois um Deus
racional criou a “natureza” ele não é confundido com as suas criaturas, à
medida que você lê o capitulo primeiro você verá Deus criando um universo “ex nihilo”
(do nada), não existia nada a não ser Deus estando nele mesmo, não existia
matéria, tempo (como concebemos) e muito menos espaço, não havia nada a não ser
Deus, em um dado momento Deus começou a criar algo, vou traduzir melhor gênesis
1:1-2 “No principio quando Deus começou a criar os céus e a terra, a terra era
sem forma e “inanis” (vazia, caótica) e um grande sopro de Deus, agitava as
águas causando grandes ondas” Geralmente pensamos que o mundo foi feito em seis
dias literais mais esta noção é um tanto equivocada, dia na língua hebraica é
Yom[23],
ou seja, Deus começou a criar mais ele deixou aquela criação em um estado
caótico por um período indeterminado de tempo, pois Deus ainda não havia criado
o tempo, era apenas escuridão, águas, ondas, ou seja, um grande caos, porém a
palavra “céus” está no plural, ou seja, Deus está falando também da criação de
um mundo espiritual, aqui entra os anjos com todas as suas divisões. Até Ele
continuar depois de um período a sua criação ele Disse: (Fiat lux) Haja luz (v.3),
e a luz passou a existir, porém um bom leitor verá que Deus aqui não está
criando o sol, pois ele criou o sol e a luz nos versículos 14-19, podemos ver
que esta “luz” dentro de um hebraísmo foi criada por Deus com o nome de
shekináh “a glória de Yahweh” por isso as Escrituras fala que Deus habita na
luz inacessível (ou seja, na luz criada por ele mesmo).
Para resumir, o amigo(a) a esta
altura já deve ter visto que Deus criou tudo que existe inclusive esta criação
revela naturalmente que Deus criou o mundo logo, se o mundo existe, ele existe
porque Deus o criou. Isto é a Revelação[24]porém,
extraída da criação, ou seja, natural.[25] Gostaria
de citar um texto do John Wesley [26] que
acredito que venha clarificar o entendimento do leitor:
“O mundo ao redor de nós é o poderoso volume
onde Deus se Revelou. As línguas e os caracteres humanos são diferentes nas Diferentes
nações. Os de uma nação não são entendidos pelo resto. Mas o livro da natureza
foi escrito em caracteres universais e Qualquer homem pode lê-lo na sua própria
língua. Ela não consiste De palavras, mas de coisas que pintam as perfeições
divinas. O Firmamento estendido sobre todas as partes com toda a sua multidão De
estrelas declara a imensidade e a magnificência, o poder e a Sabedoria do seu
Criador. O trovão, o relâmpago, as tempestades, os Tremores de terra e os
vulcões mostram o terror da sua ira. A chuva, na sua estação própria, a luz
solar e a colheita mostram a sua abundância e bondade e demonstram como ele
abre a sua mão e enche Todas as coisas de abundância. O constante suceder de
gerações de Plantas e de animais implica a eternidade da sua causa primeira. A Vida
subsistindo em milhões de formas diferentes mostra à vasta Difusão do seu poder
animador e a morte indica a infinita Desproporção entre ele e todas as coisas
vivas. Mesmo as ações dos animais são uma linguagem eloquente e patética.
Aqueles que querem o auxílio do homem encontram mil modos prometedores, os
quais como a voz de Deus falando ao seu coração, os comandam a preservá-los e a
acariciá-los. No entanto os movimentos ou olhares daqueles que lhes podem fazer
mal os aterrorizam e os avisam quer para que fujam ou se armem contra Eles.
Assim todas as partes da natureza nos conduzem ao Deus da natureza”.[27]
2. Revelação extraordinária
Porém esta revelação natural como
já citei não é capaz de salvar o homem pecador ele precisa do conhecimento
especial de Deus que são a revelação extraordinária procedente das Escrituras,
por isso temos que afirmar que a revelação natural é necessária mais ela
somente não conduz o homem ao Deus verdadeiro, pois é impossível conhecer a
Deus sem a Palavra de Deus Revelada. Gosto das Palavras dos velhos puritanos de
Westminster:
“A própria luz da natureza no espírito do homem e as obras de Deus claramente
manifestam que existe um Deus; porém, só a sua Palavra e o seu Espirito O
revelam de um modo suficiente e eficaz aos homens, para a sua salvação”. [28] (Leia
1Corintios 2:9-10 e 2Tm 3:15-17)
Paulo escrevendo aos Romanos
deixa isso bem claro no capitulo 10:17 que a fé que salva vem pelo ouvir e
ouvir a palavra de Deus, não devemos nos enganar, somente a Palavra de Deus
pode conduzir o homem ao conhecimento verdadeiro de Deus; Cristo disse
“Examinais as Escrituras porque cuideis ter nela a vida eterna”; ele orou por
seus discípulos dizendo “pai santifica os na verdade, a tua palavra é a
verdade”. Agostinho de Hipona certo dia estava com o Novo Testamento sentado,
não estava lendo de repente ele viu umas crianças cantando “tolle, legge” (tome
e leia) ele viu que estava com o Novo Testamento nas mãos, abriu a Bíblia em
Romanos 14 e se encontrou com Deus e foi salvo, Jerônimo certa vez escreveu:
“Nas páginas das Escrituras encontra-se o Senhor, ignorar as Escrituras é
ignorar a Cristo”. Meu bom amigo, estou preocupado com a sua alma, por isso eu
lhe rogo, estude as Escrituras, estude-a, para que você seja salvo encontrando-se
com o único Deus verdadeiro, pois como Jesus disse “do que adianta ganhar o
mundo inteiro e perder a sua alma?” "Tolle, legge”!
Necessito mais uma vez citar o
bom John Wesley[29]
“Há quatro argumentos grandes e poderosos que
nos induzem Fortemente a crer que a Bíblia precisa ser de Deus: os milagres, as
Profecias, a bondade da doutrina e o caráter moral dos escritores. Todos os
milagres fluem do poder divino; todas as profecias, da Compreensão divina; a
bondade da doutrina, da bondade divina, e o caráter moral dos escritores, da
santidade divina. De modo que o Cristianismo é construído sobre quatro grandes
Pilares: o poder, a compreensão, a bondade e a santidade de Deus. O Poder
divino é a fonte de todos os milagres; a compreensão divina, a de todas as
profecias; a bondade divina, a da bondade da doutrina; a Santidade divina, a do
caráter moral dos escritores. Peço licença para propor um argumento curto,
claro e forte para provar a inspiração divina das Sagradas Escrituras. A Bíblia
deve ser a invenção de homens bons ou de anjos; de Homens maus ou de demônios;
ou de Deus. 1 - Ela não podia ser a invenção de homens bons ou de anjos, pois
eles não fariam nem poderiam fazer um livro contando mentiras durante todo o
tempo em que o estavam escrevendo, dizendo: "Assim Disse o Senhor” quando
o livro era a sua própria invenção. 2 - Ela não podia ser a invenção de homens
maus ou de demônios, pois eles não fariam um livro que impõe todos os deveres,
proíbe todos os pecados e condena as suas almas ao inferno por toda a
eternidade. 3 - Eu tiro, portanto a conclusão de que a Bíblia precisa ter sido
dada pela inspiração divina”.
Meu bom amigo mais na frente
entrarei de forma aprofundada no conceito de “Sola Scriptura”. Mais pelo menos
por enquanto fixe na sua mente que você precisa acreditar em todas as
Escrituras para chegar aos céus; existem muitas pessoas que lê as Escrituras
mais apenas acredita naquilo que eles desejam, se você estiver fazendo isso
caro amigo, saiba que você está ofendendo a Deus, pois a Bíblia é a voz de Deus
(Vox Dei) e não acreditar nela é zombar de Deus, rir de Cristo e ofender o
bondoso Espírito Santo que guiou aqueles que o escolheu, dando o seu
conhecimento.
3. Do Testemunho da
consciência
Mesmo sendo pecadores, dentro de
nós ainda restou um pouco da lei interior que Adão antes do pecado tinha, toda
plenitude da lei de Deus habitava em Adão, ele era bom. Porém depois da queda
restaram apenas pequenos traços da grandeza anterior antes do pecado. Não havia
desejos impuros, não havia conflitos, a razão e a vontade era unânime, porém o
pecado enfraqueceu o caráter do homem, e restam poucas coisas de Deus no homem,
sendo aquilo que chamamos de “bom”, “ruim”, “certo”, “errado” são resquícios de
um grandioso edifício caído, que quando passeamos entre ele, podemos perceber
que o edifício era maravilhoso, mas agora restam poucas coisas daquela
grandiosidade dantes conhecidas. Como Roberth Sourth[30] nos
fala que um Aristóteles é apenas um lixo de Adão, e Atenas os rudimentos do
paraíso. Porém a consciência mesmo enfraquecida ainda testemunha as leis do
legislador, independente do lugar do globo terrestre a consciência do homem o
perturba[31] quando
ele faz algo errado, pois ele sabe que aquilo não é certo, mas como ele tem
esta noção? Simples, de Deus no primeiro homem que foi criado “Imago Dei”
(imagem de Deus), porém quando o homem pecou esta “imago Dei” foi borrada no
homem, por isso a capacidade de viver segundo a sua consciência é quase nula,
mais esta consciência que restou ainda evita e restringe muitos males como
Voltaire certa vez disse: “Si Dieu riexistait pás, Il foudrait vinventer” [32]Sendo
assim da boca dos próprios pagãos extraímos materiais que confirma a lei moral
de Deus e sua necessidade para a humanidade, como extraímos dessa confissão de
Voltaire, pois ele vê Deus como fundamento da ordem e da moral e ausência de
suas leis com certeza iria gerar um caos, aproveitando a brecha gostaria de
recomendar uma excelente obra de Voltaire “Jenni” lhe garanto que esta obra contribuirá
de uma maneira significativa para os seus conhecimentos, pois Voltaire
apresenta um diálogo muito proveitoso de uma grande história que gira em torno
da doutrina da existência de Deus, da sua providência onde acontece um debate
fictício de um doutor em Teologia com um ateu.
------------------------------------------------------------------------------------
Programa de Discipulado
[1] Yahweh
(YHWH): prefiro chamar Deus de Yahweh a “Senhor, Jeová” acredito que ele chega
mais perto de uma definição mais pessoal de Deus.
[2] Veja
êxodo 3:13-14. Hebraico ‘ehyeh ‘asher ‘ehyer’.
[3] Significa
mundo, natureza, Planeta, dependendo do contexto onde se aplica.
[4] Evangelho de
João 1:3 Vulgata latina.
[5] Veja Êxodo 3:7-11.
[6] Por isso a
igreja cristã em seus séculos passados cantou “Kyrie eleison, Kristie
eleison...”
[7] Bíblia de
Jerusalém, edições Paulinas. 5 impressão 2008.
[8] Cremos que tudo
o que há no céu e na terra, e em todas as criaturas, é preservado e governado
pela providência deste Deus sábio, eterno e onipotente. Davi o testifica e diz:
“Excelso é o Senhor acima de todas as nações, e a sua glória acima dos céus.
Quem há semelhante ao Senhor nosso Deus, cujo trono está nas alturas; que se
inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra?” (Salmos 113:4ss).
Outra vez: “Esquadrinhas... todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não
chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda” (Sal 139, 3 ss). São Paulo
também testifica e declara: “Nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (At 17,
28), e “dele e por meio dele e para ele são todas as coisas”. (Romanos 11: 36).
Portanto Santo Agostinho, muito acertadamente e segundo a Escritura, declarou
em seu livro De Agone Christi, cap. 8: “O Senhor disse: ‘Não se vendem
dois pardais por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de
vosso Pai’ ” (Mateus 10:29). Assim falando, ele quis mostrar que aquilo que os
homens consideram de valor insignificante é governado pela onipotência de Deus.
Porquanto aquele que é a verdade diz que as aves do céu são alimentadas por ele
e os lírios do campo são vestidos por ele; e diz também, que os cabelos de
nossa cabeça estão contados (Mateus 6:26). Confissão Helvética, 1562
por Heinrich Bullinger.
[9] Santo Agostinho
de Hipona, Confissões, Livro I, capitulo V.
[11] Que existe na
mente humana, e na verdade por disposição natural, certo senso da divindade, consideramos
como além de qualquer dúvida. Ora, para que ninguém se refugiasse no pretexto
de ignorância, Deus mesmo infundiu em todos, certa noção de sua divina
realidade, da qual, renovando constantemente a lembrança, de quando em quando
instila novas gotas, de sorte que, como todos à uma reconhecem que Deus existe
e é seu Criador, são por seu próprio testemunho condenados, já que não só não
lhe rendem o culto devido, mas ainda não consagram a vida a sua vontade. (João
Calvino, As Institutas - livro I, Capitulo III, Tomo I).
[12] Éden no
hebraico seria “delicias” que podemos chamar também de um paraíso, ou seja,
Deus havia criado um jardim de delicias para o homem viver nele, porém depois
que ele se tornou rebelde a Deus de lá foi expulso. (Vide Gênesis 2: 8-17)
[13] Pecado dentro
do grego koiné é “hamártia” significa
errar o alvo, como um arqueiro que atira a flecha, mas não acerta o local
esperado, ou seja, o homem saiu do projeto original de Deus. Prefiro usar a
definição do latim “pecattum” “Crime,
transgressão, delinquência”, ou seja, o homem depois que cometeu o peccatum tornou-se um delinquente que
odeia com todo o seu ser, o Grande Juiz com todas as suas leis. Por isso a não
ser que ele receba uma nova natureza, será para sempre um criminoso e terá que
prestar contas ao juiz. (Vide Apocalipse 20:11-15).
[14] Certamente,
se em algum lugar se haja de procurar ignorância de Deus, em nenhuma parte é
mais provável encontrar exemplo disso que entre os povos mais retrógrados e
mais distanciados da civilização humana. E, todavia, como o declara aquele
pagão, não há nenhuma nação tão bárbara, nenhum povo tão selvagem, no qual não
esteja profundamente arraigada esta convicção: Deus existe! E mesmo aqueles que
em outros aspectos da vida parecem diferir bem pouco dos seres brutos, ainda
assim retêm sempre certa semente de religião. Tão profundamente penetrou ela às
mentes de todos, que este pressuposto comum se apegou tão tenazmente às
entranhas de todos! Portanto, como desde o princípio do mundo nenhuma região,
nenhuma cidade, enfim nenhuma casa tenha existido que pudesse prescindir da
religião, há nisso uma tácita confissão de que no coração de todos jaz gravado
o senso da divindade. (João Calvino, As Institutas - livro I, Capitulo III, Tomo
I)
[15] “Ouve,
Yisrael, Yahweh é nosso Deus, Yahweh somente”. Tradução Alternativa. (Vide
Deuteronômio 6:4)
[16] Vide os
primeiros mandamentos em Êxodo 20:1-7.
[17] Isto, sem
dúvida, será sempre evidente aos que julgam com acerto, ou, seja que está
gravado na mente humana um senso da divindade que jamais se pode apagar. Mais:
esta convicção de que há algum Deus não só é a todos ingênita por natureza, mas
ainda que lhes está encravada no íntimo, como que na própria medula, que a
contumácia dos ímpios é testemunha qualificada, a saber, lutando furiosamente,
contudo não conseguem desvencilhar-se do medo de Deus. (João Calvino, As Institutas
- livro I, Capitulo III, Tomo III)
[18] “Yahweh viu
que a maldade do homem era grande sobre a terra, e que era continuamente mau
todo o desígnio de seu coração” (Bíblia de Jerusalém).
[19] Bíblia da Sociedade
Bíblica Trinitariana, textus receptus.
[20] IBID João1: 9
[21] Santo Agostinho
de Hipona, Confissões Livro I, Capitulo II.
[22] Porquanto o
que de Deus pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhe manifestou.
Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a
sua própria Divindade, claramente se reconhecem, desde o principio do mundo,
sendo percebidos por meios das coisas que foram criadas. Tais homens são por
isso indesculpáveis (Romanos 1:19,20).
[23] Yom significa
dia, mas pode também significar períodos, não devemos enxergar aqui dia como
concebemos no Brasil, dia de 24 horas.
[25] Lat. Naturális,
e 'feito’ ou dado pela natureza.
[26] John Wesley
foi um clérigo anglicano do século XVII que, com George Whitefield, Daniel
Rowalands, começara um grandioso movimento missionário conhecido como Metodismo.
[27] Coletânea da
Teologia de John Wesley.
[28] O Catecismo Maior
de Westminster, 2ª Pergunta Donde se infere que há um Deus?, Cultura Cristã,
2008, São Paulo.
[29] Obras:
"Demonstração Clara e Concisa da Inspiração Divina Das Sagradas Escrituras
“(XI 478-79).
[30] Acerca desse
capítulo indico a leitura do sermão do Anglicano Roberth Sourth com o tema “O Homem
Criado Segundo a Imagem de Deus”.
[31] Ainda que
Diágoras, e tantos como ele, através de todos os séculos, zombeteiramente
motejem de tudo quanto diz respeito à religião, e como Dionísio tem ridicularizado
o juízo celeste, esse não passa de um riso sardônico, pois que em seu interior
o verme da consciência rói mais pungente que todos os cautérios. (João Calvino,
As Institutas Livro I, Capítulo I, Tomo III)
[32] “Se Deus não
existisse, precisaríamos inventá-Lo”.
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir, distribuir ou divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério, e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Samuel Carneiro Magalhães é militar lotado na Marinha do Brasil, Enfermeiro e terapeuta holístico. Tem Graduação em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil. É também graduado em Enfermagem pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais com aperfeiçoamento em Reiki I e II, fitoterapia e em Florais de Bach. Além de Ensino Profissional de nível técnico, complementação técnica em Enfermagem.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente a opinião deste site.
Confira nossa Política de Comentários para se adequar aos padrões de ética e compliance da nossa comunidade.