Autor: Dr. Carl McIntire
do Presbiteriano
Bíblico.
O marxismo deriva seu nome de Carl
Marx. O Cristianismo deriva seu nome de Jesus Cristo. No marxismo não há
deus; o homem não tem alma; é propriedade e
escravo de um estado totalitário. No
Cristianismo é reconhecido o único verdadeiro Deus. O homem é responsável
perante esse Deus por si mesmo, por sua propriedade, por seu tempo e por tudo
o mais.
A
fim de cumprir essas responsabilidades precisa ser livre para servir ao seu
Senhor. Conforme a orientação do Espírito de Deus, segundo a Palavra de Deus.
Nos dois sistemas não há ponto de
contato, não há correspondência, e por isso não é possível equacioná-los. São
diametralmente opostos entre si. O emprego de fraseologia marxista e de
conceitos cristãos, a fim de manter que o marxismo, e o cristianismo, embora com
métodos diferentes, buscam os mesmos alvos sociais, é uma fraude.
A famosa tese marxista, contida
no Manifesto Comunista de 1848: "De cada qual segundo sua habilidade, a
cada qual segundo sua necessidade; não tem paralelo na religião cristã. O estado
tira de cada qual segundo sua habilidade; o estado devolve a cada um segundo a
sua necessidade. O homem é um escravo. Além disso o estado determina o que o
homem deve produzir segundo sua habilidade, e o estado determina o que o homem
deve receber, segundo sua necessidade.
O conceito cristão está
resumido no Salmo 23:
“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele
me faz repousarem pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso:
refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque
tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na
presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice
transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias de
minha vida: e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre”.
Contudo, os líderes do
Concilio Mundial de Igrejas e Concilio Nacional das Igrejas de Cristo, nos
Estados Unidos da América, endossaram abertamente a tese marxista. O dI' Frederick Nolde, diretor da Comissão das Igrejas sobre Negócios Internacionais
do Concílio Mundial de Igrejas, e porta-voz do Concílio Nacional de Igrejas
perante as Nações Unidas, no discurso feito perante a Terceira Assembléia do
Concílio Mundial de Igrejas, a 23 de novembro de 1961, disse: “Quando
as preocupações morais e humanitárias assumirem proeminências, os princípios frequentemente
citados pelos comunistas - de cada qual segundo sua habilidade,a cada qual
segundo sua necessidade - poderá servir como orientação segura!”
Falando perante a Divisão de Missões
ao Estrangeiro e ao Serviço Eclesiástico Mundial do Concílio Nacional de
Igrejas, por ocasião da Assembléia Trienal do Concílio Nacional de Igrejas, em
Filadélfia, a 2 de dezembro de 1963, o Dr. W. A. Visser't Rooft,
secretário-geral do Concílio Mundial de Igrejas, também deu a essa tese uma
sanção Cristã. Declarou ele: “Lênin provavelmente não tinha consciência disso,
mas o slogan que usava 'De cada qual segundo a sua habilidade, a cada qual
segundo a sua necessidade' em realidade está enraizada no ensinamento de São
Paulo sobre a solidariedade que reina na Comunhão Cristã: 'suprindo a vossa
abundância no presente a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles
venha a suprir a vossa falta e assim igualdade” (II Coríntios 8:14).
Mas a declaração de Paulo exortava acerca
de uma contribuição voluntária por parte de um povo, membro de uma igreja
local, e não tem relação alguma com a ditadura marxista onde, sob a compulsão
do Estado, o individuo é forçado a produzir de conformidade com o cálculo do
Estado sobre sua habilidade, enquanto recebe de conformidade com o cálculo de distribuição
do Estado. Aqui temos um Estado totalitário. Ali temos uma igreja livre.
A
verdadeira Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo é que deveria prover a liderança
espiritual que denuncie militarmente os perigos do marxismo.
O
Concílio Internacional de Igrejas Cristãs, atualmente representando 89
denominações protestantes, tem procurado prover essa liderança para o mundo
cristão. Em um de seus pronunciamentos, expôs a natureza do marxismo. O marxismo
e o comunismo são a mesma coisa: não há diferença entre eles: O Marxismo (ou
comunismo) é uma ameaça às igrejas cristãs espalhadas pelo mundo. Declarou o
Concílio Internacional de Igrejas Cristãs:
I. QUE É O COMUNISMO?
Pela palavra comunismo se entende: A filosofia, a doutrina
econômica, a política, o programa e as aventuras militares dos partidos
comunistas do mundo. Essas doutrinas foram apresentadas, primeiramente, por
Karl Marx e Frederick Engels no Manifesto Comunista de 1848, desenvolvido por
Lenin e Stalin, e desde então crido e praticado pelos partidos comunistas do
mundo, sob a liderança do Partido Comunista da União Soviética.
Portanto,
declaramos que rejeitamos e condenamos a ideologia citada, bem como o programa
do comunismo. Opomo-nos a isso devido aos seguintes aspectos do movimento:
1. Seu materialismo dialético, que é militarmente
ateu.
2. Seu materialismo
histórico, que é militarmente ateu.
3. Sua teoria de
determinismo econômico do caráter humano, uma teoria que é anti-cristã e avilta
a dignidade humana.
4. Seu esforço de
derrubar pela violência todos os governos, existentes.
5. Sua ditadura do proletariado,
que foi definido por Lenin como «a regra baseada na força e sem restrição de
lei», do Partido Comunista.
6. Sua negação dos
valores morais e espirituais.
7. Seu repúdio ao valor
do individuo e à sua herança de liberdade.
8. Seu total raciocínio
sofístico sobre o comportamento, baseado na exploração do descontentamento.
9. Seu desenvolvimento
sistemático da traição, em todos os países, visando os interesses da Rússia.
II.
QUE Ê O CRISTIANISMO?
Cristianismo e
comunismo são totalmente diferentes, e não podem ser identificados em qualquer
ponto. O Cristianismo ensina acerca do único Deus vivo, que se revelou na
revelação geral da criação e na revelação especial escrita chamada Bíblia.
Apresenta um Reino espiritual e assegura ao homem que Deus o ajudará na
provisão de suas necessidades materiais, sempre que o homem buscar
primeiramente o Reino de Deus e Sua justiça:
Apresenta uma concepção
do homem que exige liberdade para o individuo e amor pelo próximo. Reconhece o
direito da propriedade particular, o motivo do lucro, e a responsabilidade de
todos os homens serem bons mordomos de suas possessões perante Deus.
O Cristianismo ensina:
O Cristianismo ensina:
1. Que no principio
Deus criou os céus e a terra, e subsequentemente criou o homem.
2. Que Deus é ativo e
soberano na história fazendo tudo "segundo o eterno propósito que
estabeleceu em Cristo Jesus nosso Senhor (Efésios 2:11).
3. Que a natureza
humana é pecaminosa, arruinada pela queda e pode ser remida exclusivamente pelo
arrependimento para com Deus e a fé em Jesus Cristo.
4. Que os homens têm
responsabilidades como cidadãos, e devem obedecer às leis de todos os governos
responsáveis, os quais por sua vez, devem ser ministros de Deus, visando o bem.
5. Que o governo pela
lei, baseado no consentimento dos governos, é mantido por homens livres,
visando à glória de Deus.
6. A realidade das leis
de Deus, do pecado, e da responsabilidade humana.
7. Que Deus ama e dá
mais valor à alma individual do que o mundo inteiro.
8. Que o mal nunca deve
ser feito no interesse do bem. Os fins nunca justificam os meios.
9. Lealdade no Senhor
aos governos civis bons e legais, no qual se dê a César o que é de César.
10. A gloriosa
Esperança da Igreja na volta pessoal de Jesus Cristo, a fim de estabelecer o
Seu Reino, e o destino final de todos os homens, quer no Céu quer no inferno.
III.
SENDAS PARA O COMUNISMO
1. O comunismo aprova e
encoraja as presentes tendências socialistas através do mundo inteiro, porque ele
mesmo ensina que o socialismo ou o capitalismo estatal, como os comunistas o
chamam - é o estágio final do capitalismo, e arma o palco para sua posse
revolucionária do poder.
2. O comunismo progride
por procuração, isto é, utilizando-se de todas as espécies de organizações
existentes, nas quais se infiltra, corrompe e usa para seus próprios propósitos.
Uma vez cessada a utilidade daquela organização, a mesma deve ser destruída.
Isso se realça na sua atitude para com a igreja. Mediante processos sutis de
infiltração de idéias, educação de lideres, insinuação e intimidação, têm
conseguido tornar muitas igrejas meros instrumentos de seu programa.
3. Nos casos em que
não pode contratá-las e dirigi-las, o comunismo visa neutralizar as
organizações e os governos, os quais :por isso mesmo devem ser implacavelmente
opostos ao mesmo. Mediante a introdução de agentes em níveis elevados, da
estupidificação de outros ainda, o comunismo influencia as orientações
políticas dos governos, cria dissensões, e explora campos nacionais, e assim
atinge o caos planejado que é tão essencial ao seu propósito.
IV.
UM APELO A AÇÃO CRISTÃ
Devido ao perigo
urgente da nossa situação como crentes, na vereda da conquista mundial pelo
comunismo, apelamos aos crentes de todos os lugares a que se irmanem conosco no
programa esboçado abaixo, sobre fé e ação cristã, confiando sempre no Soberano
Pai de quem podemos receber a coragem e a sabedoria necessárias para enfrentar
o opressor.
1. Orar incessantemente
pedindo a proteção e o auxílio para todos aqueles que já caíram vítimas desse
maligno sistema do comunismo.
2. Recusar-se
terminantemente a cooperar com o comunismo ou apoiá-lo seja em que sentido for.
3. Reconhecer e
admoestar todos os pró-comunistas que porventura existam nas igrejas,
procurando, pela ajuda de Deus, levá-los ao completo arrependimento ou então a
removê-los da igreja.
4. Separar-se do
Concílio Mundial de Igrejas por causa de sua teimosa tolerância para com os
pró-comunistas. Desde que esse programa foi escrito, o Concílio Mundial de
Igrejas recebeu em seu rol de membros, virtualmente todas as igrejas
controladas pelos comunistas, por detrás da Cortina de Ferro, e tem incluído em
seu mais alto governo, em sua Comissão Central, cinco membros da Igreja
Ortodoxa Russa de Moscou, incluindo o metropolitano Nikodim.
O professor Josef L.
Hromadka, o defensor protestante número um do comunismo, que não vê mal algum em
todo o comunismo, tem sido membro da Comissão Central desde sua formação, em
1948. E atualmente o seu assistente, Milan Opocensky, está fazendo uma visita
a vários países do mundo convocando os cristãos para apoiarem e identificarem o
marxismo com o Cristianismo.
O pronunciamento do
Concílio Internacional de Igrejas Cristãs prossegue: Além disso, por causa de
sua propaganda do «Reino de Deus» socialista, o qual promove e ajuda a causa do
comunismo nas nações livres do mundo, exortamos os crentes a que se desliguem
do mesmo.
5. Orar pela libertação
da China, da Coréia do Norte, da Rússia, dos países satélites e agora
adicionamos Cuba, Ghana, Zanzibar, e todos os países onde a dominação comunista
parece estar próxima.
6. Manter e fortalecer
a pureza da Igreja, em sua doutrina e vida, rededicando-nos à infinda tarefa da
Igreja, que é a evangelização mundial, em obediência à Grande Comissão do nosso Senhor.
CONCLUSÃO
Nosso Senhor Jesus Cristo
nos advertiu de que erros colossais tais como o comunismo viriam. Ele nos disse
plenamente, e com terna advertência, que Satanás levaria até os próprios
eleitos a caírem em terrível tentação por meio da ilusão; mas, nossa promessa
segura é que Aquele cujas mãos feridas sustêm as chaves soberanas da vida e da
morte, do Céu e do inferno está nos vigiando amorosamente. "Buscai, pois, em
primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça. e todas estas coisas vos serão
acrescentadas". (Mateus 6:33)
Foi um marxista que
assassinou o Presidente dos Estados Unidos da América, a 22 de novembro de
1963. Milhões de cristãos não entendem o marxismo, e parecem desconhecer a
natureza de sua fé cristã. O marxismo saiu do abismo das trevas, e é uma
criação do próprio Satanás para atacar o Deus Todo-poderoso. O Cristianismo bíblico
é uma revelação sobrenatural vinda do Céu, e foi transmitida ao homem por meio
das Escrituras Sagradas infalíveis, a fim de que possuíssemos a verdade e
pudéssemos receber o Evangelho das boas novas, indo para nosso Lar com o Pai.
A luta titânica de
nossa época está se ferindo entre o marxismo e o Cristianismo. Os crentes
precisam prover a liderança que apele às nações livres do mundo para que não
entrem em alianças com os Vermelhos, mas que, ao contrário disso, liderem uma
campanha de esclarecimento que denuncia a todos a fraude do marxismo. Somente
num regime de liberdade é que o Cristianismo pode propagar-se, e o crente, por
isso mesmo, deve ser o maior campeão da liberdade. Por essa razão os crentes
sempre têm sido os melhores patriotas.
Fonte: REVISTA TEOLÓGICA da Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Ano: XXV - Porto Alegre 1964 N°1, p. 109-114
Casa Publicadora Concórdia S.A.
Fonte: REVISTA TEOLÓGICA da Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Ano: XXV - Porto Alegre 1964 N°1, p. 109-114
Casa Publicadora Concórdia S.A.
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Carl Curtis McIntire Jr. (17 de maio de 1906 - 19 de março de 2002), conhecido como Carl McIntire, foi um fundador e ministro da Igreja Presbiteriana da Bíblia, fundador e presidente de longa data do Conselho Internacional de Igrejas Cristãs. e o Conselho Americano de Igrejas Cristãs e uma emissora de rádio religiosa popular, que orgulhosamente se identificou como fundamentalista.
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